terça-feira, 28 de maio de 2013

Estudantes universitários aderem à Mobilização Social pela Educação em Manaus (AM)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Manaus
Estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Contabilidade da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) participaram, no dia 15 de maio, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Manaus. Promovida pela ESBAM em parceria com o Ministério da Educação, a atividade teve como objetivo reforçar as ações do Comitê local e ampliar as ações de incentivo à interação família-escola na capital amazonense.

A atividade de formação fez parte da programação da XIII Semana Pedagógica da ESBAM, que teve como tema “Integração Família, Escola e Comunidade”. Entre os tópicos abordados, as exposições da Oficina, conduzidas pelo mobilizador social pela Educação, Sérgio Benedito Maia, orientaram os participantes a planejarem ações que sensibilizem a comunidade sobre a importância do envolvimento das famílias no cotidiano escolar, com base nas estratégias e metas do Plano de Mobilização Social pela Educação e por meio do mapeamento de territórios de atuação. Foram apresentados, ainda, os fundamentos da interação família-escola e os dados da Educação no Brasil e no Amazonas.
 
Integrantes do Comitê de Mobilização de Manaus
Como resultado da Oficina, além do apoio dos estudantes, os mobilizadores manauaras esperam conquistar parcerias para que as ações de mobilização da comunidade em prol da melhoria da Educação realizadas na capital se estendam a todo o estado. “O Comitê local articula com educadores e lideranças sociais as estratégias para que a mobilização Social em Manaus tenha projeção para todo o Amazonas”, relata o palestrante Sérgio Maia.
 
Sérgio destacou também a parceria com os graduandos da ESBAM nesse processo de expansão das atividades do Comitê. “Não podemos perder as oportunidades de sensibilizar os estudantes universitários para o envolvimento com a Mobilização Social. Eles são garantia de continuidade e vitalidade”, afirmou.
 
Histórico da Mobilização em Manaus
 
O Plano de Mobilização Social pela Educação vem sendo implementado em Manaus desde 2008. Em 2011, as ações ganharam força com a participação de representantes da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) no 1º Encontro Internacional de Mobilização Social pela Educação, realizado em Fortaleza. A partir de então, com o apoio do Fórum de Educação do Amazonas (FEAM), os mobilizadores têm envolvido diversas entidades educacionais e da sociedade civil nas atividades de conscientização sobre a importância do acompanhamento, por parte dos pais, da vida escolar de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: