quinta-feira, 9 de maio de 2013

São Gonçalo (RJ) conquista parcerias para ações de Mobilização Social pela Educação

Participantes da Oficina em São Gonçalo (RJ) receberam
exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar
dos seus filhos
Como resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em São Gonçalo (RJ) nos dias 8 e 9 de abril, as ações de incentivo à interação família-escola no município fluminense vão ser reforçadas com o apoio de novas parcerias. Entre os participantes, a atividade de capacitação contou com a presença de pais de alunos, educadores, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Primeira Igreja Batista do bairro de Alcântara e da organização não governamental Movimento das Mulheres de São Gonçalo (MMSG).

Motivadas pela participação na Oficina, as representantes da MMSG, Cristiane Castro e Elizabeth Lourenço, se comprometeram a disseminar o conteúdo da cartilha da Acompanhem a vida escolar dos seus filhos nas ações desenvolvidas pela ONG. A organização atua junto a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abusos sexuais.

Para sensibilizar a comunidade da Primeira Igreja Batista de Alcântara, as lideranças da instituição religiosa vão divulgar a mensagem da Cartilha aos familiares de alunos da escola bíblica dominical. O incentivo à interação família-escola vai estar presente, ainda, nas atividades de alfabetização de jovens e adultos realizadas pela Igreja.
 
Orientações sobre o PMSE e exemplos de sua implementação
foram alguns dos tópicos abordados durante a Oficina
As ações de mobilização da comunidade em prol da melhoria da Educação em São Gonçalo também recebem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Durante a Oficina, representando a SEMED, o professor Cleber da Silva Araújo falou aos participantes da formação sobre a necessidade de envolver diversos segmentos sociais na luta por educação de qualidade. Segundo o integrante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC) que conduziu as exposições da Oficina, Paulo Ronaldo dos Santos, a SEMED de São Gonçalo se mostrou receptiva à implementação do PMSE nas escolas municipais.

O Comitê estadual do Rio de Janeiro é outro parceiro importante dos mobilizadores de São Gonçalo. A realização da Oficina é exemplo desse trabalho em conjunto – o evento de formação foi promovido por iniciativa dos integrantes do Comitê Rio David Arcênio e Jorge Proença, que entraram em contato com o Ministério da Educação para articular a atividade.

Um comentário:

AECBG - ASSOCIAÇÃO DOS EDUCADORES CRISTÃOS BATISTAS GONÇALENSES disse...

Agradecemos o apoio do Dr. Vanderlei Batista Marins, Pastor Titular da Primeira Igreja Batista em Alcântara,que é e sempre foi um parceiro da comunidade local e das ações sociais e educacionais realizadas em São Gonçalo. Um cidadão gonçalense comprometido com a moral, a ética e cidadania, sem perder de vista os princípios bíblicos que norteiam a vida de um servo de Deus. Ao Pr. Vanderlei o nosso carinho e apreço.

Jorge Proença
Educador Cristão.