terça-feira, 18 de junho de 2013

Araucária (PR) fortalece ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

Clique na imagem para visualizar o convite para a Oficina
em Araucária
O Comitê de Mobilização de Araucária (PR), em parceria com o Ministério da Educação, realiza, nestas terça e quarta-feira, 18 e 19 de junho, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade paranaense. A atividade tem como objetivo fortalecer a atuação do grupo de mobilizadores e conquistar novas parcerias para ampliar as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade no município.

Entre os participantes, são esperados para o evento de formação educadores, lideranças comunitárias, estudantes universitários, vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, da Guarda Municipal e de sindicatos do magistério e dos funcionários da prefeitura de Araucária, além de autoridades do município. As exposições da Oficina serão conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no MEC, Ivanete Oliveira dos Santos.

Com base nas informações recebidas durante a formação, os participantes serão orientados a elaborar Plano de Ação a ser desenvolvido em Araucária. Para tanto, serão apresentadas as estratégias, os objetivos e a lógica do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), bem como os territórios e públicos que devem ser foco de sua implementação. A Oficina vai abordar, ainda, os fundamentos da interação família-escola-comunidade, dados da educação brasileira e exemplos de práticas exitosas de Mobilização em diversas regiões do Brasil.

Ações do Comitê

Mobilizadores participam da Conferência Municipal de
Educação em Araucária
O primeiro semestre de 2013 foi marcado por diversas ações dos mobilizadores sociais pela Educação de Araucária. Nos dias 22 e 23 de maio, integrantes do Comitê local participaram da Conferência Municipal de Educação realizada na cidade, durante a qual foram eleitos pré-delegados para participar da etapa estadual da Conferência. Entre os eleitos, figuram os membros do Comitê de Mobilização Edvaldo Tonholi de Lima, Everton Oliveira de Souza e Moacir Marcos Tuleski Pereira. Leia mais sobre a Conferência Municipal de Araucária no site da CONAE 2014.

A Mobilização Social pela Educação também foi divulgada durante a 18ª edição da Ação Global, evento promovido em Araucária no dia 18 de maio pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e a Rede Globo. Na oportunidade, membros do Comitê conversaram com a população sobre a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação e distribuíram exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Saiba mais sobre essas e outras ações no blog do Comitê de Araucária: http://www.cmsearaucaria.net.br/

Nenhum comentário: