quinta-feira, 13 de junho de 2013

Oficina de Formação de Mobilizadores fortalece interação família-escola em Brumado (BA)


Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Brumado (BA)
Funcionários da InterCement, gestores escolares, lideranças comunitárias e religiosas, representantes  dos conselhos Tutelar e Escolar e das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social participaram, nos dias 20 e 21 de maio, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Brumado, na Bahia. A atividade teve como objetivo fortalecer as ações que visam aproximar famílias e educadores na cidade baiana.

O evento de capacitação foi promovido pelo Ministério da Educação em parceria com a unidade local da InterCement, empresa do grupo Camargo Corrêa. Realizada na Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Brumado, a atividade contou com exposições conduzidas pela integrante da equipe do PMSE/MEC, Luiza Catarina de Souza Carvalhal. 

As exposições da Oficina foram conduzidas pela
representante do PMSE/MEC, Luiza Carvalhal
Durante a Oficina, para subsidiar a elaboração de Plano de Ação local, os participantes conheceram as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), bem como exemplos de sua implementação em diversas regiões do País. Foram apresentados, ainda, os fundamentos da interação família-escola-comunidade, bem como informações sobre a realidade educacional brasileira.

De acordo com o gerente da unidade brumadense da InterCement, Chander Lima, a Oficina forneceu aos participantes novas perspectivas para implementar a Mobilização Social pela Educação no município. “O evento foi, sem dúvida, um marco histórico, pois apresentou uma nova visão de como participar da mobilização social na região”, afirmou.

A partir das orientações da Oficina, os mobilizadores
elaboraram Plano de Ação local
Já a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Brumado, Patrícia Maria dos Santos, enfatizou a parceria entre a InterCement e a SME, reforçada pelo evento.  “A educação é um compromisso de todos: escola, família e sociedade, e a parceria com a InterCement vem fortalecer as ações desenvolvidas pela Secretaria em busca de uma educação de excelência”, refletiu a coordenadora.

Nenhum comentário: