quinta-feira, 27 de junho de 2013

Parcerias fortalecem ações de Mobilização Social pela Educação em Anápolis (GO)

Sob a liderança da mobilizadora social pela Educação e missionária capelã Elisabete Pereira, as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no município de Anápolis, Goiás, têm conquistado novas parcerias e alcançado cada vez mais familiares de alunos da rede pública da cidade.  Esse fortalecimento da atuação dos mobilizadores locais tem sido possível graças ao crescente apoio da Subsecretaria Regional de Educação, da Secretaria da Educação do Estado de Goiás, bem como dos educadores e de lideranças religiosas e comunitárias.

Ação no Colégio Estadual Osvaldo Francisco

Familiares presentes na atividade no Colégio Estadual
Osvaldo Francisco
Um dos frutos do empenho dos voluntários de Anápolis pôde ser verificado no dia 18 de junho, em atividade que reuniu pais de alunos e educadores do Colégio Estadual Osvaldo Francisco, localizado no bairro Itamaraty. A ação, promovida pela diretoria da escola, deu destaque à mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, apresentada na ocasião pela mobilizadora Elisabete Pereira. 

Elisabete reforçou também a importância do comparecimento dos pais e responsáveis nos eventos propostos pela escola. Para que mais familiares possam conhecer a mensagem da Cartilha, a mobilizadora se colocou à disposição para realizar novas palestras sobre o tema na unidade de ensino.

A mobilizadora Elisabete Pereira conduziu as exposições
sobre a Cartilha no Colégio Osvaldo Francisco
“O resultado da atividade foi positivo e gratificante. Foi acordado que serão promovidas outras palestras sobre a Mobilização Social pela Educação para o próximo semestre, a fim de que outros pais sejam alcançados”, relatou. 

A mobilizadora também teceu elogios à gestão do Colégio Estadual Osvaldo Francisco. “A gestão dessa escola é simpática, hospitaleira, sabe amparar e acolher os pais e visitantes”, afirmou Elisabete. “O que se vê [na escola] é a priorização do desenvolvimento de atividades que contribuam para a melhoria da qualidade da educação e aproximem as famílias e a comunidade”, completou.

Parceria com a Subsecretaria Regional de Educação

A Subsecretaria Regional de Educação de Anápolis – representação local da Secretaria da Educação do Estado de Goiás (Seduc), que envolve diversos municípios da região – vem sendo um dos principais parceiros dos mobilizadores anapolinos. Reuniões com educadores, elaboração de Plano de Ação e instalação do Comitê de Mobilização local estiveram entre as ações que marcaram a adesão da Subsecretaria ao PMSE.

Participantes do encontro na Subsecretaria Regional de
Educação no dia 10 de junho
No dia 10 de junho, a atividade desenvolvida na Subsecretaria contou com o apoio da diretora de Núcleo Pedagógico da Secretaria da Educação do Estado de Goiás, Simone Silva. Participaram, ainda, as integrantes do Comitê de Mobilização da cidade goiana Elisabete Pereira e Daniela de Castro Aquino, e 17 tutoras regionais.

Durante o encontro, foram estabelecidas estratégias para divulgação da mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, como a confecção de vários tipos de materiais pedagógicos de baixo custo para serem entregues às famílias. As escolas que apresentam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo foram apontadas como prioritárias para receber as ações dos mobilizadores. 

As tutoras também terão papel importante nesse processo. “Ficou acordado que cada tutora verificará junto aos gestores escolares agendamento para eventos que convoquem as famílias e as aproximem das escolas, a fim de que possam participar das tanto das atividades como receber esclarecimentos sobre os cuidados e o acompanhamento da vida escolar dos filhos”, informou a mobilizadora Elisabete.

Apresentação do PMSE a tutoras regionais, em 3 de junho
No dia 3 de junho, foi oficializada na Subsecretaria Regional de Educação a instalação do Comitê de Mobilização de Anápolis. Na data, houve também exposição das orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) às tutoras regionais e o cadastramento dos voluntários que se prontificaram a atuar como mobilizadores. 

A voluntária Elisabete esclareceu aos participantes que qualquer interessado pode atuar como mobilizador junto ao Comitê, seja representante da sociedade civil, de entidades religiosas, de organizações não governamentais ou outros. “O grupo é aberto tanto a sugestões como a ingressos de todas as pessoas que desejam se engajar na tarefa de difusão desse Plano do MEC”, ressaltou.

Encontro com a subsecretária Sonja Lacerda
A apresentação do PMSE e da Cartilha à subsecretária regional de Educação, Sonja Lacerda, no dia 28 de maio, deu início ao apoio do órgão às ações do Comitê. “A reunião que aconteceu entre o Comitê da MSE e a Subsecretaria Regional em Anápolis teve fundamental importância para firmar a parceria na luta por uma educação pública com qualidade”, relatou a mobilizadora Elisabete Pereira.

Além da missionária capelã e da subsecretária, participou do encontro a mobilizadora e presidente da Associação Missão Socorro, Rosângela Ventura.

Parceria com a Primeira Igreja Batista de Anápolis

Em espaço cedido pela Primeira Igreja Batista de Anápolis, a missionária capelã Elisabete Pereira conduziu, no dia 25 de maio, oficina para capacitação de mobilizadores sociais pela Educação. Além da comunidade religiosa, participaram da formação profissionais da Educação e da Saúde e responsáveis por associações de classe.

Participantes da oficina de capacitação na Primeira
Igreja Batista de Anápolis
Durante a atividade, foram apresentadas as orientações da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e ressaltada a importância do envolvimento das instituições religiosas, bem como de toda a comunidade, para a promoção de ações de incentivo à interação família-escola.

Com base nas informações recebidas, os participantes elaboraram o Plano de Ação que está sendo implementado no município com o apoio da Subsecretaria Regional de Educação. O evento também marcou o início da articulação do Comitê de Mobilização de Anápolis.

Com informações de Elisabete Pereira, mobilizadora social pela Educação e missionária capelã em Anápolis (GO).

Nenhum comentário: