quarta-feira, 12 de junho de 2013

RJ: Escolas do Complexo da Maré incentivam participação das famílias

Apresentação da cartilha Acompanhem a vida escolar
dos seus filhos
na EM Teotônio Vilela
As escolas municipais Josué de Castro e Teotônio Vilela, localizadas no Complexo da Maré no Rio de Janeiro (RJ), realizaram, no dia 11 de maio, atividades com o objetivo de aproximar familiares e educadores. Conduzidas pelos integrantes do Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro, David Arcênio e Sérgio Benedito Maia, as ações contaram com o apoio da direção das unidades de ensino e de representantes do Projeto Bairro Educador, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã da Secretaria Municipal de Educação. 

Mobilizadores e educadores da EM Josué de Castro
Na EM Josué de Castro, o mobilizador David Arcênio deu continuidade às ações iniciadas em abril, quando familiares de alunos do 6º ano da unidade de ensino conheceram as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). Nessa segunda etapa, cerca de 500 pais de alunos de todas as séries estiveram presentes em palestra sobre a importância da participação das famílias no cotidiano escolar, promovida durante reunião de pais para entrega dos boletins escolares.

Ação semelhante foi realizada na Escola Municipal Teotônio Vilela, na qual também cerca de 500 familiares estiveram reunidos para a apresentação do PMSE e da mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Assim como na Escola Josué de Castro, a atividade de conscientização sobre a importância da interação família-escola-comunidade inserida na reunião de pais em que foram entregues os boletins dos alunos. 

Cerca de 500 pais participaram da atividade na EM
Teotônio Vilela
Em ambas as escolas do Complexo da Maré, foram distribuídos exemplares da Cartilha aos participantes para subsidiar a exposição sobre os benefícios do envolvimento das famílias na trajetória educacional. De acordo com o mobilizador Sérgio Maia, as duas instituições estão programando novas atividades para dar prosseguimento à mobilização das comunidades escolares. “A próxima ação será uma reunião com o Conselho Escolar Comunitário (CEC) e os alunos do Grêmio Estudantil”, informou.

Com informações de Sérgio Benedito Maia, mobilizador social pela Educação no Rio de Janeiro (RJ) e região metropolitana.

Nenhum comentário: