segunda-feira, 24 de junho de 2013

Secretaria de Educação do Espírito Santo promove Oficina de Formação de Mobilizadores

A Secretaria Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu) promove, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação durante evento em comemoração aos dois anos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Realizada nesta segunda-feira (24), em Vitória, a atividade tem como objetivo fortalecer a interação família-escola no estado.

Entre os participantes da formação, estão pedagogos e representantes das 15 escolas do Espírito Santo que desenvolvem o projeto Coordenadores de Pais. De acordo com matéria no site do Governo do Estado do Espírito Santo, os coordenadores auxiliam na aproximação com a família, com realização de visitas às residências, desenvolvimento de atividades envolvendo pais e estudantes, acompanhamento de frequência, disciplina e rendimento. Leia mais sobre o projeto.

Durante o evento de capacitação, serão apresentados os fundamentos da interação família-escola-comunidade, as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), além de exemplos de práticas exitosas de Mobilização realizadas em diversas regiões do Brasil. As exposições da Oficina são conduzidas pela coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos.

Segundo a técnica pedagógica da Sedu, Alaíde Schinaider Rigoni, a partir das informações recebidas na Oficina, os coordenadores de pais passarão a atuar também como mobilizadores sociais pela Educação, estendendo as ações à comunidade. “Consideramos esta uma oportunidade ímpar para darmos início ao processo de Mobilização Social pela Educação em nosso Estado, através do Projeto Coordenador de Pais que se propõe a oferecer oficinas para as famílias”, afirmou.

Alaíde informou, ainda, que foram preparados para o evento apresentações de fantoches e vídeos sobre a importância da participação da família na vida escolar dos filhos. A atividade contará também com distribuição de exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Nenhum comentário: