quarta-feira, 17 de julho de 2013

Caucaia (CE) fortalece ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Caucaia (CE)
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Caucaia, no Ceará, tem buscado incentivar a interação família-escola-comunidade como forma de contribuir para a melhoria do aproveitamento do ensino das escolas da rede pública da cidade. A partir da realização da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, nos dias 27 e 28 de maio, as atividades de conscientização da comunidade sobre a importância da participação das famílias na trajetória escolar e de inserção da educação como valor social têm contado, além da SME, com o apoio de representantes de diversos segmentos sociais.

De acordo com a diretora de gestão escolar da Secretaria de Educação de Caucaia, Carmem Bezerra, a adesão da SME ao Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) foi uma maneira encontrada pelo órgão para atender a demandas das unidades de ensino locais. “A partir das necessidades vivenciadas pela SME e gestores nas escolas, pensamos em um trabalho de sensibilização sobre a importância da educação na nossa sociedade”, conta. 

O evento de capacitação contou com a participação de
representantes de diversos segmentos sociais
Ainda segundo a diretora, a Oficina de Formação de Mobilizadores teve papel fundamental na articulação de parcerias para implementar o PMSE na cidade. “A ação culminou na motivação, integração e melhor preparo dos participantes, além de dar início à elaboração de um Plano Anual de Mobilização Social pela Educação Social pela Educação no município”, afirmou Carmem.

Conduzida pela coordenadora do PMSE no Ministério da Educação, Ivanete Oliveira dos Santos, a atividade de capacitação forneceu informações sobre o Plano de Mobilização e exemplos de sua aplicação em diversas localidades pelo Brasil. Foram apresentados também os fundamentos da interação família-escola, sugestões de atividades e os desafios e avanços da educação no Brasil e em Caucaia. 

A Oficina contou com apresentações culturais conduzidas
por alunos da rede pública de ensino de Caucaia
Participaram do evento profissionais da educação, pais de alunos, integrantes de associações de bairro, de organizações não governamentais e dos conselhos municipais de Educação, Alimentação e dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como representantes da Câmara Municipal e da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional da Educação.

Entre os resultados da Oficina, além do Plano de Ação, está sendo articulada a instalação de Comitê de Mobilização para coordenar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no município cearense.

Nenhum comentário: