quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mobilizadores de Itajaí (SC) divulgam cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

Integrantes do Comitê de Itajaí conversaram com a
comunidade sobre a importância da interação família-escola
Com o intuito de orientar e incentivar pais e responsáveis a participarem mais ativamente do cotidiano escolar de crianças e adolescentes, os mobilizadores sociais pela educação de Itajaí, em Santa Catarina, têm se empenhado para divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Exemplo desse trabalho pôde ser conferido durante as atividades em comemoração ao aniversário da cidade, no dia 14 de junho, quando os voluntários conversaram com familiares de alunos e com a comunidade sobre o conteúdo da publicação.

Exemplares da cartilha foram distribuídos aos participantes
de evento em comemoração ao aniversário da cidade
A divulgação da cartilha foi realizada em estande dividido com a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara de Vereadores durante a 3ª Mostra de Ideias e Curiosidades (MIC), evento que integrou as celebrações dos 153 anos de Itajaí. O Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO) foi o responsável pela iniciativa de aproveitar o espaço para disseminar a mensagem do material, com o apoio da Secretaria de Educação.

Histórico da Mobilização Social pela Educação em Itajaí

O Comitê de Mobilização local – conhecido como CIFESO – foi instalado em 2011, durante formação continuada integrada que reuniu pais, professores, líderes comunitários, representantes da Associação de Pais e Professores (APP) e conselheiros escolares. “O lema do Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí é educar pelo exemplo. Pais, professores e todos os adultos do nosso município devem ensinar nossas crianças, adolescentes e jovens através da parceria, do envolvimento em conjunto”, afirma a integrante do Comitê e supervisora de Programas Educacionais em Gestão Compartilhada da Secretaria de Educação de Itajaí, Nádia Regina Machado.

De acordo com a mobilizadora, após a participação de membros do CIFESO no VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, realizado em Brasília em dezembro de 2012, as ações de incentivo à interação família-escola desenvolvidas pelo grupo foram reforçadas. “Com essa participação, foram planejadas estratégias de ação do Comitê de Itajaí”, conta.

Nádia Regina lembra, ainda, que a atuação do grupo tem recebido contínuo apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí e inspirou a criação pelo órgão do programa “Educação em Família”, com a finalidade de aproximar educadores e familiares nas escolas da rede pública da cidade.

Com informações de Nádia Regina Machado, mobilizadora social pela Educação em Itajaí (SC).

Nenhum comentário: