terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pindamonhangaba (SP) prepara atividades para Semana de Mobilização Social pela Educação

As preparações para a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação em Pindamonhangaba estão entre os assuntos em pauta na reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do Núcleo de Polícia Comunitária promovida nesta terça-feira, dia 6 de agosto, na sede da Polícia Militar da cidade paulista. A ser realizada neste ano entre os dias 15 e 21 de setembro, a Semana de Mobilização foi instituída no município pela Lei 5.077 de 16 de julho de 2010.

Voluntários do Núcleo de Polícia Comunitária reunidos
para planejamento de ações em julho
Entre as propostas de atividades a serem desenvolvidas durante a Semana, já discutidas pelos mobilizadores na reunião do GT de Educação no dia 2 de julho, estão a realização de concurso de redação com alunos do Ensino Médio e de desenho, no Ensino Fundamental, sobre o tema “O que a escola representa para mim”. Estão também sendo programadas ações com o intuito de fortalecer a atuação dos conselhos escolares, considerados pelos voluntários do GT um dos principais meios de garantir participação democrática efetiva da comunidade na Educação. 

Outros temas a serem abordados durante o encontro desta terça-feira são a participação dos voluntários do Núcleo de Polícia Comunitária na Semana do Adolescente, promovida de 19 a 25 de setembro pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A atividade abrirá espaço também para apresentação de relatório sobre a II Conferência Municipal realizada em julho e sobre a Conferência Intermunicipal sediada em São José dos Campos (SP) nos dias 1 e 2 de agosto.

Reunião de junho do GT, quando teve início a preparação
para a Semana de Mobilização Social pela Educação
Além de mobilizadores e integrantes do GT, foram convidados a participar da atividade conselheiros municipais de educação, escolares, tutelares, do CMDCA, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e da Merenda, bem como membros de outros conselhos ligados à Educação. Participam, ainda, professores, coordenadores e gestores escolares, representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Ensino, lideranças comunitárias e religiosas e demais interessados em atuar pela melhoria da qualidade da Educação em Pindamonhangaba.

Com informações de Doris Cardoso Prudente Bertolino, mobilizadora social pela Educação e coordenadora voluntária do GT Educação do Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba.

Nenhum comentário: