segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Assistentes sociais e educadores incentivam interação família-escola em Mar de Espanha (MG)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Mar de Espanha (MG)
Com base nas orientações recebidas durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Mar de Espanha (MG), nos dias 13 e 14 de agosto, assistentes sociais e educadores vêm atuando no município mineiro com o intuito de incentivar a interação entre família, escola e comunidade. A formação foi promovida em parceria pelo Ministério da Educação, pela Prefeitura Municipal de Mar de Espanha e pelas secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento e Assistência Social.

Além de mobilizadores locais, a Oficina contou com a presença de representantes dos municípios de Senador Cortes e Santana do Deserto. A articulação da atividade teve início em março deste ano, quando representante do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC) esteve na cidade de Bicas, vizinha a Mar de Espanha, para Oficina de Formação de Mobilizadores. “A repercussão foi positiva e aí convidamos a equipe do PMSE para realizar a Oficina em Mar de Espanha”, contou a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Zâine Baptista Pinto.

Conduzida pela integrante da equipe do PMSE/MEC, Luiza Catarina de Souza Carvalhal, a formação contou também com a presença de profissionais da saúde e da Santa Casa de Misericórdia. Entre os temas abordados, a representante do MEC apresentou as metas e estratégias do Plano de Mobilização, os fundamentos da interação família-escola, exemplos de boas práticas de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas em diversas localidades e orientou, ainda, a elaboração de Plano de Ação para ser implementado no município mineiro.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, a avaliação da Oficina pelos participantes foi muito positiva. “O encontro foi altamente benéfico. Dicas e sugestões claras e objetivas para melhor entrosamento entre família e escola, novas evidências para temas costumeiros e maior conscientização da necessidade de atendimento social em rede”, afirmou Zâine Baptista.

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