quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Escolas de Anápolis (GO) incentivam participação das famílias

Palestra sobre importância da interação família-escola
na EE Jad Salomão em Anápolis
Membros do Comitê de Anápolis, em Goiás, têm se empenhado para levar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos a familiares de alunos de escolas da rede pública da cidade. Durante o mês de agosto, gestores das escolas estaduais de Anápolis e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se uniram aos mobilizadores para sensibilizar a comunidade sobre a importância da participação das famílias do cotidiano escolar de crianças e adolescentes.

Em visita à Semed, no dia 20 de agosto, a mobilizadora Elisabete Pereira apresentou as ações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e o principal instrumento de trabalho dos mobilizadores, a Cartilha, à secretária de Educação Virgínia Maria Pereira de Melo. O encontro firmou a parceria do Comitê com a Secretaria, que deve promover ações nas escolas municipais com o intuito de aproximar familiares e educadores.
 
A mobilizadora Elisabete Pereira (à esq.) e a secretária
de Educação de Anápolis, Virgínia Maria de Melo
“Ainda neste semestre, as escolas municipais deverão proporcionar eventos que contribuam para a divulgação da cartilha e esclareçam dúvidas concernentes à vida escolar dos filhos”, afirmou Elisabete Pereira. De acordo com a mobilizadora, representantes da Semed – Walter Mendonça, da Ouvidoria, e Liane Borges, coordenadora de projetos especiais – já estão atuando em conjunto com o Comitê para a organização das atividades.
 
Mobilização nas escolas estaduais
 
Familiares de alunos da Escola Estadual Jad Salomão
conheceram a mensagem da Cartilha
Nas escolas estaduais Jad Salomão, Virgínio Santillo e Antesina Santana os membros do Comitê de Mobilização de Anápolis realizaram, nos dias 13, 14 e 19 de agosto, respectivamente, palestras direcionadas aos pais de alunos para estimulá-los a se envolverem de maneira efetiva na trajetória educacional.
 
“Além da Cartilha, a pauta dos encontros incluíram esclarecimentos sobre temas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), informações de projetos desenvolvidos pela escola e orientações sobre como acompanhar tarefas e trabalhos escolares, bem como cuidados nas relações familiares e afetivas”, apontou a mobilizadora Elisabete.

Palestra para os pais no Colégio Estadual Virgínio Santillo
A mobilizadora ressalta, ainda, que o número de pais e responsáveis que participaram das palestras superaram as expectativas dos gestores das unidades de ensino. “Na Escola Estadual Jad Salomão, a gestora Clarissa Cousin e a coordenadora Vilma Barbosa ficaram surpresas com a maciça participação dos pais na palestra. Na mesma escola, algumas mães agradeceram pela palestra e demonstraram satisfação pela preocupação do MEC”, contou.

Reação parecida foi encontrada no Colégio Estadual Virgínio Santillo. “O gestor Bellini Nogueira Machado estava preocupado com a presença dos pais, pois a palestra havia sido agendada pela manhã, antes de muitos irem ao trabalho. Havia previsão de apenas cinco participantes, mas cerca de 30 familiares estiveram presentes”, relatou Elisabete. 

Familiares receberam orientações sobre como participar
da vida escolar dos filhos no Colégio Antesina Santana
Para garantir a participação dos familiares, no Colégio Estadual Antensina Santana, a gestora Catarina Cassio Florêncio e a coordenação programaram a palestra para a mesma data da retirada de boletins. “No final da palestra, foram distribuídas filipetas, exemplares da cartilha e os boletins, num clima de cordialidade e especialmente de esforço para melhorar a qualidade da educação e solucionar problemas apresentados pela escola às famílias”, narrou a mobilizadora.

Com informações de Elisabete Pereira, mobilizadora social pela Educação e missionária capelã em Anápolis (GO).

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns à mobilizadora e capelã, Miss Elisabete Pereira, são atitudes que refletirão no amanhã de nossa juventude e filhos.