terça-feira, 24 de setembro de 2013

Icatu (MA) mobiliza comunidade em prol da melhoria da Educação

Mobilizadores durante atividade da 2ª Semana
de Mobilização Social pela Educação de Icatu (MA)
A 2ª Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Icatu (MA), realizada de 19 a 26 de agosto, movimentou a cidade maranhense e conquistou novas parcerias para o trabalho de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvido pelos voluntários locais. Liderada pela mobilizadora Lúcia Vidal, a organização da Semana contou com o apoio da Prefeitura de Icatu, da Secretaria Municipal de Educação, Empreendedorismo, Desporto e Lazer, bem como das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e da Câmara Municipal.

Alunos produziram desenhos sobre a importância
da interação família-escola
Entre as atividades promovidas durante a Semana de Mobilização, destacaram-se as palestras sobre a importância da interação família-escola conduzidas por educadores, profissionais da Saúde e assistentes sociais. Líderes religiosos das igrejas Católica, Assembleia de Deus, Batista, Adventista do 7º Dia e Graças e Vida também se empenharam para conscientizar a comunidade e incentivar a participação dos familiares no cotidiano escolar de crianças e adolescentes.

Nas unidades de ensino, além das palestras, a interação família-escola foi tema de concurso de desenhos produzidos por alunos. A ação envolveu estudantes da Escola Estadual Ana Flávia Pereira da Silva e das escolas municipais Severiano Azevedo, Osvaldo Campos, Luís Campos, Hilário de Jesus Ribeiro e Presidente Sarney.

A 2ª Semana de Mobilização Social pela Educação de Icatu – que contou, ainda, com divulgação da rádio local – encerrou-se, no dia 26 de agosto, com grande passeata pela cidade, que reuniu mais de três mil pessoas. Entre os participantes, estiveram representadas as escolas estaduais e municipais da sede do município e dos povoados Crissanto, Cacaueiro, Boqueirão e Boa Vista dos Monroe. 

Representantes de diversos segmentos sociais se
reuniram em passeata pelas ruas de Icatu
A mobilizadora Lúcia Vidal ressaltou também a presença de diversos segmentos sociais na passeata, incluindo autoridades locais, como o prefeito José Ribamar Moreira Gonçalves e o vice, José Ribamar Cardoso de Araújo, e a secretária municipal de Educação, Ivanildes Rêgo. “Pais e mães de alunos, professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, lideranças de instituições religiosas, de associações, representantes de segmentos organizados e não organizados da sociedade se mobilizaram com o objetivo de conseguirmos uma educação de qualidade”, apontou a mobilizadora.

Com informações de Lúcia Vidal, mobilizadora social pela Educação em Icatu (MA).

Nenhum comentário: