segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dia e Semana de Mobilização Social pela Educação

Incentivo à interação família-escola marca o calendário de diversos municípios nesta semana

O dia 19 de setembro – aniversário do educador Paulo Freire – e a semana em que a data está inserida foram escolhidos por diversos municípios como o Dia e a Semana de Mobilização Social pela Educação. Durante esta semana, cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Pindamonhangaba (SP), Araucária (PR), Campo Grande (MS) e Coronel Pilar (RS), bem como os municípios da região do Seridó no Rio Grande do Norte, entre outros, promovem atividades com o objetivo de incentivar a interação entre familiares, educadores e comunidade.

Instituídas por leis municipais, as datas são conquistas do trabalho desenvolvido pelos mobilizadores, com o apoio do Ministério da Educação, e representam o compromisso de voluntários, representantes do poder público e parceiros locais pela melhoria da qualidade da Educação. Veja aqui a lista completa de municípios que aprovaram lei que estabelece Dia ou Semana de Mobilização Social pela Educação.

Clique na imagem para visualizar a
programação da 4ª Semana de Mobilização
em Pindamonhangaba (SP)
Em Pindamonhangaba (SP), as ações da 4ª edição da Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação tiveram início ontem (15), com apresentações e debates em todas as igrejas e entidades religiosas da cidade sobre o tema "Para a Educação melhorar, todos devem participar!". Para hoje (16), a programação da Semana prevê homenagem às instituições que apoiaram as ações de Mobilização locais, a ser realizada na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba.

Até o encerramento das atividades, no dia 21 de setembro, a comunidade do município paulista poderá participar, ainda, de palestra sobre a importância da participação da família no cotidiano escolar e de passeata na cidade para divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. As ações são organizadas pelo Comitê de Mobilização, com apoio da Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI), da Fundação Vida Cristã (FUNVIC), e da Federação Nacional das Associações, Centros e Clubes da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) no Brasil.

Em comemoração à Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte, municípios localizados na região do Seridó Potiguar iniciam, nesta segunda-feira, 16 de setembro, atividades com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do envolvimento de todos em busca de melhorias para a Educação. As ações da Semana de Mobilização na região se estendem até sexta-feira, dia 20.

Nos municípios de Caicó e Currais Novos, as ações contarão com a presença da coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos. A coordenadora irá participar de Encontro com profissionais dos três primeiros anos da Educação Fundamental que atuam no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), onde será discutido o tema “A mobilização social pela educação – interação família, escola e comunidade”, e também se reunirá com representantes institucionais e da comunidade para debater a atuação dos voluntários e a formação de Comitês de Mobilização.

Além dos encontros com a coordenadora do MEC, serão promovidas, durante a Semana de Mobilização no Seridó, atividades direcionadas às famílias e aos conselhos municipais de educação e escolares, bem como exposições e apresentações culturais nas escolas. Confira aqui a programação completa.

Conheça as localidades que incluíram, por meio de lei, a Mobilização Social pela Educação no calendário local de datas comemorativas.

Nenhum comentário: