terça-feira, 3 de setembro de 2013

Municípios sergipanos aderem à Mobilização Social pela Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Nossa Senhora das Dores (SE)
Como resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Nossa Senhora das Dores (SE), nos dias 5 e 6 de agosto, os municípios sergipanos de Gracho Cardoso, Cumbe, Siriri e Divina Pastora, bem como a cidade-sede do evento, têm buscado atender ao chamado do Ministério da Educação pela mobilização das famílias e da comunidade em prol da melhoria da Educação. Com base nas orientações recebidas durante a Oficina, os voluntários deram início à articulação de Comitês de Mobilização e à implementação de Planos de Ação específicos para cada cidade.

Promovida no auditório da Diretoria Regional de Educação – DRE 5, a atividade de formação contou com a presença de professores, coordenadores e gestores escolares, membros do Conselho Tutelar, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do sindicato dos trabalhadores rurais, bem como de técnicos da Diretoria Regional de Educação (DRE 5). As exposições da Oficina foram conduzidas pela integrante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina de Souza Carvalhal.

Representantes de cinco municípios sergipanos
estiveram presentes na atividade
Além de apresentar as estratégias e recomendações do PMSE, a representante do MEC expôs aos participantes os avanços e desafios da educação no Brasil e forneceu informações sobre principais programas e ações do poder público de apoio à melhoria da qualidade do ensino. Os voluntários conheceram, ainda, os fundamentos da interação família-escola e exemplos de práticas exitosas de incentivo à aproximação entre familiares e educadores desenvolvidas em diversas localidades.

O mobilizador João Everton da Cruz, um dos organizadores do evento e professor do Colégio Estadual General Calazans, localizado em Nossa Senhora das Dores, relata que as orientações da Oficina foram bem recebidas pelos participantes. “A avaliação que os particpantes fizeram do evento foi bastante positiva. No geral, todos saíram motivados e comprometidos para atuarem na melhoria da qualidade da Educação de seus municípios”, afirmou.

Nenhum comentário: