sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ONG orienta famílias a participarem da vida escolar dos filhos em Tubarão (SC)

Familiares de alunos são incentivados pela Combemtu
a participar do cotidiano escolar
A Comissão Municipal do Bem Estar do Menor de Tubarão (SC) – Combemtu tem se empenhado para conscientizar familiares das crianças e adolescentes atendidas pela instituição sobre a importância de sua participação no cotidiano escolar. Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, a organização não governamental promoveu, no dia 1º de agosto, “Oficina com famílias”, com o intuito de apresentar a Mobilização Social pela Educação e a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos a familiares inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A exposição sobre as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) foi conduzida pela coordenadora pedagógica da Combemtu e conselheira estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Camila Bardini Alves. Na oportunidade, a coordenadora incentivou o debate entre os participantes sobre os direitos e deveres das famílias com relação à educação, reforçando que todos têm o direito de aprender, mas também têm o dever de participar e apoiar a trajetória educacional dos alunos.

A atividade contou, ainda, com peça teatral demonstrando as diferenças entre as famílias que participam da vida escolar dos seus filhos e as que não participam, relegando a responsabilidade para as unidades de ensino e ONGs. Os presentes discutiram também sobre o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, apresentada por meio de slides.

Para a pedagoga, o evento foi bem-sucedido. “Após esse encontro, as famílias se conscientizaram da importância e do dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudo”, afirmou Camila.

Leia mais sobre a ação de mobilização promovida pela Combemtur no site da Prefeitura de Tubarão (SC).

Com informações de Camila Bardini Alves, mobilizadora social pela Educação em Tubarão (SC) e do site da Prefeitura Municipal de Tubarão.

Nenhum comentário: