quarta-feira, 4 de setembro de 2013

RS: Jacutinga e Severiano de Almeida incentivam interação entre familiares e educadores

As oficinas de formação de mobilizadores sociais pela Educação sediadas nas cidades gaúchas de Jacutinga e Severiano de Almeida, em julho deste ano, contribuíram para fortalecer a ampliar as ações desenvolvidas nos municípios com o intuito de aproximar familiares e educadores. Realizadas com o apoio das secretarias municipais de Educação, as atividades de capacitação contaram com exposições conduzidas pela coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Ivanete Oliveira dos Santos.

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Severiano de Almeida
Após a participação nas oficinas, os mobilizadores formados em ambas as cidades apontaram como prioridades a realização de ações que incentivem a participação dos pais nas atividades das escolas e nas tarefas dos alunos, o combate à evasão escolar, o acompanhamento ao processo de alfabetização e a busca de parceiros para mobilizar as comunidades locais em prol da melhoria da qualidade da Educação.

Severiano de Almeida (RS)

Em Severiano de Almeida, a Mobilização Social pela Educação foi a solução encontrada pelos educadores e pela Secretaria Municipal de Educação para estimular o envolvimento dos familiares no cotidiano escolar e, assim, melhorar o aproveitamento do ensino. 

Apresentação do coral infantil da cidade na abertura da
Oficina em Severiano de Almeida
“Por ser um município pequeno, a população tem mais conhecimento dos problemas locais. E um desses problemas é a falta de participação dos pais, mães e responsáveis no acompanhamento do processo educacional dos filhos. Nesse sentido, buscaram a Mobilização, para tentar refletir e propor ações e buscar possíveis soluções que envolvam, além da comunidade escolar, outros segmentos da sociedade”, relata a coordenadora do PMSE, Ivanete Oliveira dos Santos.

Promovida no salão da Câmara Municipal, no dia 24 de julho, a Oficina de Formação de Mobilizadores em Severiano de Almeida reuniu professores, membros do Conselho Escolar e do Conselho de Pais e Mestres, integrantes da Brigada Militar e representantes das secretarias de Educação, de Assistência Social, da Agricultura e do Departamento de Cultura e Turismo. A abertura do evento foi marcada por apresentação do coral infantil da cidade e pela presença do prefeito Ademar José Basso e do vice-prefeito Iluir Domingos Dalmutt. 

Jacutinga (RS)

Mobilizadores de Jacutinga e de outros cinco municípios
gaúchos participaram do evento
Além de mobilizadores locais, a Oficina de Formação realizada em Jacutinga, no dia 23 de julho, contou com a participação de representantes dos municípios de Quatro Irmãos, Cruzaltense, Campinas do Sul, Erechim, Paulo Bento e Ponte Preta. Realizada por iniciativa da secretária municipal de Educação de Jacutinga, Clarice Marolli Pezzini, a atividade de formação deu início às discussões sobre Projeto de Lei para incluir no calendário de eventos da cidade o Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação.

Entre os participantes, estiveram presentes na Oficina professores, membros do Conselho Tutelar, agentes municipais de Saúde, bem como representantes da Secretaria de Educação e de outras secretarias do munícipio. Também participou do evento representante da empresa Tecebell Energia, destacada como parceira em potencial para a promoção de ações de incentivo à interação família-escola em Jacutinga.

Coordenadora do PMSE, Ivanete Oliveira (à direita),
e autoridades locais na abertura da Oficina em Jacutinga
De acordo com a coordenadora do PMSE, a Oficina de Formação de Mobilizadores em Jacutinga é exemplo de que o envolvimento do Poder Público contribui para o sucesso das ações de mobilização pela qualidade da Educação. “A experiência local nos ensina que, com a união de todos e vontade política dos administradores, podemos sim realizar ações que envolvam toda a comunidade”, afirma Ivanete.

Nenhum comentário: