quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mobilização Social pela Educação alcança Alagoinhas e Itanagra (BA)

O Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e o incentivo à interação família-escola-comunidade serão temas de atividades realizadas de 31 de outubro a 2 de novembro nas cidades baianas de Alagoinhas e Itanagra. Organizadas por mobilizadores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em parceria com a empresa Copener Florestal, as ações contam com exposições conduzidas pelo mobilizador Sérgio Benedito Maia, representante da equipe do PMSE no Ministério da Educação.

Palestras

Nesta quinta-feira (31), familiares e funcionários da Copener Florestal participam, em Alagoinhas, de palestra de apresentação do Plano de Mobilização Social pela Educação e do Projeto Cidade Educadora, desenvolvido pela empresa em conjunto com a UNEB com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. O evento terá a participação da professora e liderança da Mobilização na UNEB, Valnice Paiva.

Atividade semelhante será realizada na manhã do dia 1º de novembro, sexta-feira, na Vila de São José de Avena, em Itanagra. Na oportunidade, o PMSE e o Cidade Educadora serão apresentados a pais de alunos, educadores, empresários, membros do Conselho Tutelar, lideranças religiosas, representantes de ONGs, entre outros. 

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

No período da tarde do dia 1º, voluntários presentes nas palestras em ambos os municípios e outros interessados participam da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, que será concluída no sábado, dia 2 de novembro. Na pauta do evento de capacitação, a ser conduzido pelo representante do PMSE/MEC, Sérgio Maia, estão fundamentos, estratégias e estatísticas do Plano de Mobilização Social pela Educação, dados da educação brasileira, dicas para a atuação dos mobilizadores e exemplos de práticas bem-sucedidas de incentivo à interação família-escola em diversas localidades.

Como resultados da formação, pretende-se instalar Comitê de Mobilização para atuar na região de Itanagra e Alagoinhas, bem como elaborar Plano de Ação para nortear as atividades dos voluntários nos próximos meses.

Com informações de Valnice Paiva, mobilizadora social pela Educação junto à UNEB.

Nenhum comentário: