quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Parceria Votorantim pela Educação: confira as redações vencedoras do 5º Concurso Tempos de Escola

O Blog Educação, mantido pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), disponibilizou, nesta quinta-feira (24), as redações dos alunos vencedores da 5ª edição do Concurso Tempos de Escola. A premiação contou com a participação de cerca de 4 mil inscritos, entre estudantes do ensino fundamental 1 e 2, do ensino médio e da Educação para Jovens e Adultos – EJA de todos os municípios apoiados pelo PVE.

Nesta edição, o Concurso teve como foco o fomento à leitura. Iniciativa do Instituto Votorantim, a premiação tem como parceiros o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura.

Clique aqui para conferir as redações vencedoras.


Incentivo à leitura mobiliza alunos e comunidade em Anita Garibaldi (RS)

Alunos divulgam a importância da leitura à
comunidade de Anita Garibaldi (foto: Blog Educação)
Além do Concurso Tempos de Escola, o estímulo à leitura também é tema do 3º ciclo do Projeto Votorantim pela Educação, o que inspirou a mobilizadora Cleonice Godoy a desenvolver projeto sobre o assunto em Anita Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Chamado de "Amigos da Leitura", o projeto busca identificar espaços de leitura na cidade. 

"Como o município possui apenas uma biblioteca, tivemos que buscar outras opções, pois a maioria da população não frequenta o espaço. Então, decidimos levar a leitura até as pessoas e, assim, convidá-las para frequentarem a biblioteca”, contou.

Cleonice reuniu um grupo de alunos das escolas públicas da região que saiu pelas ruas do município contando histórias de porta em porta. “O grupo se reúne aos sábados e se instala em um ponto da cidade com panos coloridos e livros cedidos pela biblioteca municipal. Posteriormente, os alunos vão de casa em casa para fazer as leituras e chamar o morador para frequentar a biblioteca, incentivando-o a ler mais”, explicou.
 
Segundo a mobilizadora, o maior resultado da ação é a satisfação dos alunos em poder proporcionar momentos educativos através da leitura e da participação da comunidade. “As pessoas estão sempre agradecendo pela realização das ações e incentivando a continuidade do grupo. Acredito que é com pequenas iniciativas que a comunidade passa a  reconhecer a importância da leitura para o desenvolvimento do município”, relatou.

Leia mais sobre o projeto no Blog Educação.

Com informações do Blog Educação.

Nenhum comentário: