segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pastoral da Educação incentiva interação família-escola na região da Diocese de Lins (SP)

Pais e familiares de alunos presentes em atividade de
incentivo à interação família-escola na Escola Estadual (EE)
Jorge Americano, em Lins
Sob a liderança da coordenadora da Pastoral da Educação da Diocese de Lins (SP), Irmã Isaura Oliveira Marques, diversas unidades de ensino da rede pública da região do município paulista vêm promovendo atividades com o intuito de aproximar família, escola e comunidade. As ações, iniciadas em abril deste ano, já alcançaram 46 escolas e têm sido bem recebidas por familiares e educadores.
 
Para sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância do envolvimento das famílias na trajetória educacional, os mobilizadores locais têm como principal instrumento de trabalho a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. “Tanto os agentes mobilizadores quanto o material entregue são muito bem aceitos nas entidades escolares. Temos ouvido muitos elogios”, relata Irmã Isaura.
 
Além da coordenadora da Pastoral, a equipe de mobilizadores que atuam nas escolas conta com a participação de profissionais da área de Educação e Saúde, religiosos, comerciantes locais, entre outros voluntários. Para garantir que a mensagem da Cartilha seja divulgada ao maior número de familiares, as ações de mobilização não se limitam às reuniões de pais e mestres. Orientados pelos voluntários, os educadores aproveitam diversos momentos para conversar com os pais e incentivar sua participação no cotidiano dos estudantes dentro e fora da escola.

Irmã Isaura (à esq.) e educadoras da EE Prof. Jorge
Americano conversam com os pais de alunos
“O corpo docente, bem motivado, aproveita a presença dos pais nos portões da escola, na recepção, secretaria e sempre que os pais são convocados individualmente”, conta a coordenadora da Pastoral da Educação. Essa foi a solução encontrada pelos mobilizadores para entrar em contato com familiares que não costumam frequentar as reuniões. “Grande parte das escolas apresentam dificuldades em convocar os pais para os encontros. Os pais com maior necessidade de estarem presentes são os que não comparecem”, aponta a Irmã Isaura.
 
As ações dos mobilizadores em Lins e região têm, ainda, o reconhecimento e apoio do Comitê de Mobilização de Bauru. Em abril, o grupo bauruense promoveu, em parceria com o Ministério da Educação, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação – evento que contou com a participação da Irmã Isaura Marques e motivou seu trabalho como mobilizadora. “A Mobilização em Lins está indo muito bem. Há várias escolas agendadas para receber as atividades lideradas pela Irmã Isaura e muitas com 700 alunos”, destacou Rosimeire de Freitas Roveda, integrante do Comitê e liderança da Mobilização Social pela Educação em Bauru.
 
Com informações da Irmã Isaura Oliveira Marques, mobilizadora social pela Educação em Lins e região.

Nenhum comentário: