sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Seridó Potiguar intensifica mobilização da comunidade pela melhoria da Educação

Participantes da reunião de mobilizadores sediada em
Caicó durante a 2ª Semana de Mobilização do Seridó
“Para a educação melhorar, todos devem participar”. Esse foi o lema  que norteou as ações realizadas durante a 2ª Semana de Mobilização Social pela Educação nos municípios da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, entre os dias 16 e 20 de setembro. Além da presença dos mobilizadores sociais pela Educação que atuam na região, as atividades contaram com a participação e o apoio de representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde e das diretorias regionais de Educação, Cultura e Desportos (DIRED) de Caicó e Currais Novos. 

Professores, gestores escolares, integrantes de Comitês,
entre outros voluntários, se reuniram em Caicó
Entre os eventos da Semana, se destacaram encontros promovidos nos municípios de Caicó e Currais Novos, nos dias 16 e 17 de setembro, com a participação da coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação, Ivanete Oliveira dos Santos. Em Currais Novos, estiveram reunidos representantes dos municípios de Florânia, Parelhas e Equador e, em Caicó, se juntaram aos voluntários locais mobilizadores de Jucurutu, Cruzeta e Jardim do Seridó. 

Geraldo Wanderley, liderança da Mobilização no Seridó,
durante evento em Currais Novos
As reuniões tiveram como objetivo fortalecer as ações já desenvolvidas pelos mobilizadores do Seridó, bem como apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação a novos voluntários. Em ambos os municípios, pela manhã, as atividades foram direcionadas a professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental que atuam no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e a coordenadores pedagógicos das escolas municipais e estaduais. No período da tarde, as ações visaram reforçar o trabalho dos Comitês de Mobilização locais e apresentar o PMSE a diretores de escolas e demais interessados, como pais e mães de alunos, profissionais da saúde e assistência social, lideranças religiosas, entre outros. 

Ações contaram com a participação da coordenadora do
PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos
“As ações tiveram como intuito fortalecer o voluntariado e formar uma equipe forte que se preocupe com a melhoria da qualidade da educação e com a participação social em prol dessa causa”, afirmou Ana Etelvina Neta de Araújo, assistente social e liderança da Mobilização Social pela Educação no Seridó Potiguar.

Nenhum comentário: