sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MA: Governador Nunes Freire e Maracaçumé fortalecem mobilização da comunidade pela Educação

Faixa exposta durante Oficina de Formação de
Mobilizadores em Governador Nunes Freire (MA)
As ações de mobilização das famílias e da comunidade desenvolvidas em Maracaçumé e Governador Nunes Freire, no Maranhão, têm sido reforçadas pela adesão de novos voluntários e pelo apoio de parceiros conquistados a partir das Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizadas nas cidades em agosto deste ano. Além de fortalecer a atuação do Comitê de Governador Nunes Freire e de formar grupo de mobilizadores em Maracaçumé, os eventos de capacitação atualizaram o conhecimento dos mobilizadores que já vinham atuando na região e estabeleceram novas estratégias e prioridades.

Entre as ações destacadas como prioritárias pelos mobilizadores maranhenses, estão o combate à evasão escolar e o acompanhamento sistemático do processo de alfabetização das crianças, auxiliando a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Os voluntários pretendem, também, reforçar as ações que incentivam a participação dos familiares no cotidiano escolar e buscar novos parceiros para as atividades de mobilização.

Governador Nunes Freire (MA)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Governador Nunes Freire
A Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Governador Nunes Freire, nos dias 21 e 22 de agosto, contou com a presença de professores e gestores das escolas municipais e estaduais, membros do Conselho Tutelar, pais e mães de alunos, entre outros interessados em contribuir para a melhoria da Educação na cidade. Estiveram presentes também o secretário municipal de Educação de Nunes Freire, João Marinho, os secretários de Educação de Boa Vista do Gurupi e Amapá do Maranhão, bem como educadores dos municípios de Maracaçumé, Centro Novo do Maranhão, Centro do Guilherme, Junco do Maranhão e Presidente Médici. 

Oficina contou com peça sobre interação família-escola
apresentada pelo grupo de teatro Tic-Tac
De acordo com a coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação, Ivanete Oliveira dos Santos – que conduziu as exposições da Oficina –, a formação em Nunes Freire contribuiu para dar prosseguimento às práticas de mobilização que já vinham sendo desenvolvidas com êxito na cidade. “A experiência local nos ensina que, com a união e esforço de todos, podemos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito no município”, refletiu.
 
Como resultado do evento de capacitação, estão sendo articuladas novas Oficinas de Formação de Mobilizadores para os municípios vizinhos a Governador Nunes Freire.
 
Maracaçumé (MA)
 
Mobilizadores de Maracaçumé exibem certificado de
participação na Oficina
Em Maracaçumé, também já podem ser vistos os frutos da formação de mobilizadores realizada nos dias 18 e 19 de agosto. Articulada pela mobilizadora Anna Ramalho – que atua junto ao grupo de mobilizadores de Governador Nunes Freire – a Oficina em Maracaçumé proporcionou a instalação de Comitê local e conquistou importantes parceiros para as ações de mobilização, entre eles o secretário municipal de Educação, Givaldo Coelho de Melo Brito.
 
Autoridades locais participaram da mesa de abertura do
evento de capacitação em Maracaçumé
Entre os participantes, a capacitação reuniu professores da rede pública, conselheiros tutelares, agentes municipais de Saúde e representantes da Secretaria Municipal de Educação e de outras pastas. Durante o evento, teve início também a discussão sobre Projeto de Lei para instituir o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação em Maracaçumé.

Nenhum comentário: