segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cotegipe (BA) mobiliza famílias e comunidade em prol da melhoria da Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Cotegipe (BA)
Voluntários interessados em contribuir para a melhoria da qualidade da Educação em Cotegipe, na Bahia, participaram, nos dias 17 e 18 de outubro, de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, promovida pela Secretaria de Educação do município baiano. Realizada em parceria com o Ministério da Educação, a atividade contou com exposições conduzidas pela representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina de Sousa Carvalhal.

Entre os voluntários capacitados para atuar como mobilizadores, estão professores, gestores escolares, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Ação Social, do Conselho Tutelar, do Departamento de Esporte e Cultura e membros de sindicatos. A acolhida ao evento foi realizada pela secretária municipal de Educação de Cotegipe, Luzimar Almeida de Oliveira, e a mesa de abertura foi composta por vereadores, pela procuradora geral do município, pelo presidente e secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia – APLB e pelo coordenador geral de Educação.

Voluntários de diversos segmentos sociais receberam
orientações para atuarem como mobilizadores
Para reforçar o trabalho de conscientização das famílias sobre a importância de sua participação no cotidiano escolar iniciado na cidade baiana neste ano, por meio de conversas sobre o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, os participantes receberam, durante a formação, diversas informações e orientações para enriquecer sua atuação como mobilizadores. Dados sobre a educação no Brasil e sobre os principais programas do poder público de apoio à Educação Básica, bem como dicas para instalar Comitês, definir territórios de atuação e priorizar públicos e atividades foram alguns dos temas abordados.

De acordo com o relatório da Oficina elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Cotegipe e enviado à equipe do PMSE/MEC, a capacitação foi considerada bem-sucedida pelos mobilizadores. “A ação culminou na motivação, melhor preparo e integração dos participantes”, informou o documento enviado pela Secretaria.

Ações para 2014

Em grupos, mobilizadores iniciaram a elaboração do
Plano de Ação para 2014
Como resultado da formação, os voluntários deram início à articulação de Plano de Ação a ser aplicado em 2014 no município baiano. Por meio das ações a serem desenvolvidas no próximo ano, os mobilizadores pretendem dar sua contribuição para alcançar diversas metas, tais como: manter programas de alfabetização de jovens e adultos; matricular os alunos nas escolas mais próximas às suas residências; valorizar a atuação dos profissionais da Educação; alfabetizar as crianças até os oito anos de idade; entre outras.

Nenhum comentário: