quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nazaré (TO) intensifica ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Nazaré
Mobilizadores sociais pela Educação que atuam no município tocantinense de Nazaré vêm se empenhando para levar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias de alunos da rede pública da cidade. Para tanto, os voluntários têm buscado ampliar as parcerias e apostado no diálogo com os familiares e educadores.

Como resultado das atividades – reforçadas a partir da Oficina de Formação de Mobilizadores promovida em Nazaré em outubro deste ano – a mobilizadora Lavina Silva destaca que já pode ser observada maior participação da comunidade no cotidiano escolar. “As famílias estão mais conscientes de seu papel na vida estudantil de seus filhos e a comunidade em geral está mais interessada em contribuir para a melhoria da Educação”, afirmou.

Ações junto à comunidade e conquista de parcerias

Profissionais da saúde vão auxiliar na divulgação da
mensagem da Cartilha
Entre as ações realizadas, no dia 21 de novembro, a mobilizadora Lavina Silva foi ao encontro da comunidade do Povoado Piaçava para conversar com pais, mães e responsáveis sobre a importância do envolvimento das famílias na trajetória escolar. “Observou-se os horários em que as pessoas da comunidade costumam reunir-se em locais abertos para momentos de descontração, aí, como mobilizadora, compareci para falar sobre a importância da interação família-escola-comunidade e também para distribuir cartilhas e folders sobre a Mobilização”, contou a mobilizadora.

Pais e educadores conheceram a Mobilização Social pela
Educação na EE Piaçava
Localizada no mesmo povoado, a Escola Estadual Piaçava também foi foco das ações dos mobilizadores. No dia 19 de novembro, profissionais da saúde estiveram reunidos na unidade de ensino para conhecer o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e firmar parceria com o Comitê local para divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos junto a seu público de atuação. Na oportunidade, foram distribuídos exemplares da publicação e os mobilizadores se colocaram à disposição para realização de palestras sobre os benefícios da interação família-escola.

Antes de receber os profissionais da saúde, a escola também ofereceu espaço para disseminar o PMSE aos professores e funcionários da instituição, bem como para apresentar as orientações da Cartilha aos familiares de alunos. A atividade foi desenvolvida no dia 8 de novembro, durante reunião para entrega dos boletins aos pais.

Estudantes e professores da Universidade Federal de
Tocantins também conheceram o PMSE
Os mobilizadores de Nazaré conquistaram, ainda, o apoio de estudantes e professores dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Tocantins (UFT). Realizado no campus de Tocantinópolis, no dia 14 de novembro, o encontro teve como objetivo apresentar o PMSE aos educadores e alunos, bem como debater sobre a importância das parcerias para o trabalho de Mobilização e resultou no agendamento de palestra sobre o tema a graduandos em Pedagogia.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Nazaré

Autoridades locais estiveram presentes no evento
de formação em Nazaré
O fortalecimento das ações de incentivo à interação família-escola em Nazaré foi um dos resultados da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação promovida na cidade nos dias 24 e 25 de outubro. A formação contou com a presença de professores, gestores e supervisores escolares, representantes da Secretaria Municipal de Educação, vereadores, membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, profissionais da Saúde e lideranças religiosas, entre outros.

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante da equipe do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos. Durante o evento de capacitação, os participantes conheceram os fundamentos da interação família-escola e as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação, bem como exemplos de sua implementação em diversas localidades, além de dados sobre os avanços e desafios da educação brasileira.

Com informações de Lavina Silva, mobilizadora social pela Educação em Nazaré (TO).

Nenhum comentário: