terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Presidente Prudente (SP) mobiliza famílias, escolas e comunidade pela melhoria da Educação

Em 2013, os membros do Comitê de Presidente Prudente deram continuidade às atividades que vinham desenvolvendo na cidade com o intuito de aproximar familiares, educadores e comunidade e, assim, contribuir para a melhoria da Educação. Ações intersetoriais em parceria com assistentes sociais e com profissionais do Setor de Ações Complementares à Educação (SACE) da Secretaria Municipal de Educação estão entre os destaques da atuação do grupo de mobilizadores prudentinos neste ano.

Apresentação da Mobilização Social pela Educação a
profissionais da Saúde de 40 municípios da região
No dia 28 de novembro, as assistentes sociais e integrantes do Comitê de Mobilização de Presidente Prudente, Regina Ferreira Pinhal, Solange de Fátima Plasa e Solange Ferreira de Jesus foram convidadas pela equipe de Coordenação de Controle da Dengue do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo para apresentarem a Mobilização Social pela Educação e as práticas exitosas realizadas pelo Comitê. Com a exposição, profissionais da Saúde de 40 municípios da região conheceram estratégias de mobilização da comunidade implementadas pelas voluntárias de Presidente Prudente e deram início à articulação de plano municipal de informação, educação e mobilização social para situação de risco ou de transmissão da dengue. 

Famílias atendidas pelo Renda Cidadã participaram de
palestras sobre interação família-escola
Além dos profissionais da Saúde, famílias beneficiárias do Programa Renda Cidadã, da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, foram apresentadas à Mobilização Social pela Educação e à cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, por meio de palestras conduzidas por psicólogas e assistentes sociais do SACE, de 23 a 25 de outubro. Promovidas com o intuito de conscientizar sobre a importância da interação família-escola-comunidade, as atividades contaram com o apoio do Comitê de Presidente Prudente e foram solicitadas pelo Centro de Atendimento ao Egresso e a Família (CAEF). As apresentações, que alcançaram diversos bairros da cidade, foram realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e na sede do CAEF.

Alunos, professores e assistentes sociais desenvolveram
projeto de prevenção à violência doméstica e ao
abuso sexual na EM Francisca Góes Brandão
As escolas da rede pública de Presidente Prudente também buscaram mobilizar e sensibilizar professores, alunos e comunidade sobre temas caros à Educação ao longo do ano. Exemplo desse esforço pôde ser conferido durante a realização do projeto de prevenção à violência doméstica e ao abuso sexual desenvolvido pela Escola Municipal Francisca Góes Brandão, que culminou com a exposição de trabalhos produzidos pelos alunos da instituição no dia 25 de setembro. “O material pedagógico utilizado foi a Cartilha O Segredo da Tartanina e foi possível constatar como os alunos aprenderam a desenvolver condutas auto-protetivas em relação a violência sexual, violência doméstica, pedofilia, vulnerabilidade na internet e demais violências que infelizmente podem ocorrer com as nossas crianças”, relatou a mobilizadora e assistente social do SACE, Solange Ferreira de Jesus.

Com informações de Solange Ferreira de Jesus, mobilizadora social pela Educação em Presidente Prudente.

Nenhum comentário: