quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Revista Gestão Escolar dá dicas para combater o abandono e a evasão escolar

Confira o texto e as imagens abaixo publicadas no site da revista Gestão Escolar do Grupo Abril e saiba como os gestores escolares podem proceder para combater a evasão e garantir a presença de todos os alunos na sala de aula. 

Para facilitar a leitura, o texto dos quadrinhos foi reescrito abaixo das imagens.

  • O diretor que visita as salas periodicamente acompanha melhor a frequência dos alunos e percebe se alguém está faltando muito. Nesses casos, é possível entrar em contato com a família por meio de telefone, carta ou e-mail ou ainda fazer uma visita para esclarecer a razão das faltas ou da evasão e pensar em soluções.

  • Colocar um aviso na entrada da escola mobiliza a comunidade a se unir em torno da meta de levar todos os alunos para as aulas. As frases devem ser cuidadosas, demonstrando atenção e acolhimento – nunca punição. Com isso, alunos e pais podem transmitir a preocupação do gestor às famílias conhecidas e àqueles que estão faltando muito. (Texto de exemplo de aviso no quadro: Estamos sentindo falta de alguns alunos matriculados que ainda não vieram. Se você conhece um caso como esse, por favor comunique à família nossa preocupação. A direção)

  •  Caso as faltas ocorram por falta de uniforme, é preciso deixar claro às famílias que o uso não é obrigatório. Se o motivo das faltas for doença ou trabalho, o diretor deve solicitar a ajuda da assistência social para resolver o problema e levar o aluno de volta à escola. No caso de falta de transporte escolar, as Secretarias de Educação e do Transporte podem ser acionadas.


  • A parceria com a Secretaria de Educação torna o combate à evasão mais eficiente. Por isso, é preciso levar o nome dos matriculados que não compareceram e dos desistentes às reuniões de rede para esclarecer sobre casos de matrículas feitas em mais de uma escola ou de transferências não notificadas.

Leia a matéria completa no site da revista Gestão Escolar.

Nenhum comentário: