quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Visita a residências dos alunos é destaque das boas práticas de Mobilização em Capivari de Baixo (SC)

Divulgação, durante o desfile de 7 de setembro, da Lei que estabelece
o Dia de Mobilização Social pela Educação em Capivari de Baixo (SC)
O diálogo com as famílias dos estudantes em visitas às residências realizadas por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e profissionais das escolas municipais de Capivari de Baixo, em Santa Catarina, é um dos destaques das ações desenvolvidas na cidade com o objetivo de ampliar a colaboração dos pais na trajetória de estudos dos filhos. O relato sobre essa e outras estratégias adotadas na localidade para estimular a interação família-escola pode ser conferido no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.

O projeto de visita de professores às residências dos estudantes teve duas edições no município. Na segunda, mais de 250 professores e membros de equipes pedagógicas das escolas participaram da atividade, que envolveu 968 famílias. As visitas, realizadas aos sábados, foram orientadas por um questionário. A ação facilitou aos profissionais da educação o conhecimento a respeito das famílias, da comunidade e da realidade em que viviam os alunos, além de reunir elementos que pudessem contribuir com a melhoria da aprendizagem.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Projeto Pedagogia Comunitária estimula interação família-escola em Praia Grande (SP)


Voluntários e pedagogas comunitárias participaram
de Oficina de Formação de Mobilizadores
em Praia Grande (SP)
Estão disponíveis para consulta no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação as experiências conduzidas em Praia Grande (SP) com o intuito de aproximar famílias, educadores e comunidade. Lideradas pelo projeto Pedagogia Comunitária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, as boas práticas de Mobilização da cidade paulista apresentam "grandes possibilidades de replicação em outras localidades brasileiras", como destaca a sistematizadora das práticas que compõem o Banco, Joana Borges Buarque Gusmão.

Implementado desde 2005, o Pedagogia Comunitária tem como objetivo manter em cada escola da rede municipal um profissional responsável pela conscientização das famílias sobre a importância de seu envolvimento na rotina escolar. Como resultado das ações do projeto, a chefe da Divisão de Ação Comunitária da Secretaria Municipal de Educação, Valkiria Medeiros do Nascimento Oliveira, aponta significativo aumento da participação das famílias nos estudos dos alunos.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Belford Roxo (RJ) divulga balanço das ações de Mobilização Social pela Educação em 2012


Mobilizadores de Belford Roxo (RJ) divulgaram a mensagem
da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos em 2012
O Setor de Mobilização Social pela Educação da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo (RJ) realizou, durante todo o ano de 2012, uma série de ações com o objetivo de aproximar famílias, escolas e comunidade.  Desenvolvidas em conjunto com o Conselho Escolar local, as atividades tiveram como principal foco as unidades de ensino da rede pública da cidade fluminense. 

Por meio de palestras sobre a importância da interação família-escola e distribuição de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, os mobilizadores buscaram, ao longo do ano, conscientizar pais e educadores sobre os benefícios da participação das famílias no cotidiano escolar. Entre as unidades de ensino que receberam as ações do Setor, estão as escolas municipais Waldemiro Pereira, Tenente Mozart e Maria Sindra Soares, bem como o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) municipalizado Constantino Reis.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ampliar parcerias é prioridade do Comitê de Mobilização de Equador (RN) para 2013


Membros do Comitê de Equador em reunião para planejar
ações para 2013
Estabelecer e fortalecer parcerias com representantes de empresas, entidades religiosas, órgãos governamentais, além de agentes de saúde e gestores escolares, estão entre as prioridades listadas no Plano de Ação para 2013 do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município de Equador, no Rio Grande do Norte. As metas e estratégias de ação para este ano foram definidas durante reunião do Comitê realizada no dia 16 de janeiro, que também teve como objetivo avaliar a atuação do grupo em 2012.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Parceria com ArcelorMittal impulsiona boas práticas de Mobilização em Cariacica (ES)

Membros do Comitê de Mobilização de Cariacica (ES)
Lideradas pela Secretaria Municipal de Educação, as boas práticas de Mobilização em Cariacica (ES) contam com o apoio de parceiros como a Fundação ArcelorMittal Brasil e a ArcelorMittal Cariacica para conscientizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola. Com o intuito de inspirar sua replicação por outros mobilizadores, as experiências bem sucedidas da cidade capixaba estão disponíveis para consulta no Banco de Boas Práticas do site da Mobilização Social pela Educação.

Além da ArcelorMittal, a Mobilização em Cariacica é reforçada por parcerias com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Educação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar e a Associação de Pais de Cariacica. Entre as principais estratégias empregadas, estão a criação de Comitê Gestor de Mobilização, instituição de grupos de trabalhos nas escolas e realização de atividades de formação dos mobilizadores. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cartilha da Mobilização é divulgada por ONG em Santa Bárbara (PA)

Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é divulgada
no Natal Solidário da Ação Parceiros, em Santa Bárbara (PA)
Com o intuito de conscientizar familiares de alunos de escolas públicas sobre a importância de sua participação na vida escolar de crianças e adolescentes, a organização não governamental Ação Xavier e Parceiros, de Santa Bárbara (PA), divulgou a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos no evento “Natal Solidário”, em 25 de dezembro de 2012. Durante a atividade, que reuniu mais de 500 pessoas, os voluntários da organização conversaram com os presentes sobre os benefícios da interação família-escola-comunidade e distribuíram exemplares da cartilha.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Diversidade de ações é destaque das boas práticas de Mobilização em Governador Nunes Freire (MA)


Em visitas às familias, mobilizadores afixam cartazes com
orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos
seus filhos
Entre as experiências divulgadas no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação, disponibilizado no site http://mse.mec.gov.br/, a atuação dos mobilizadores em Governador Nunes Freire, no Maranhão, se destaca pela variedade de parcerias e atividades. Para aproximar família, escola e comunidade, visitas às residências de famílias de alunos, realização de oficinas de formação de mobilizadores e instalação de comitês de Mobilização nas escolas são algumas das principais estratégias empregadas pelos voluntários locais.

Lideradas pela Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freire, as ações de mobilização da comunidade local contam com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, da Promotoria de Justiça, do Conselho Municipal da Educação e do Conselho Tutelar, além de envolver lideranças religiosas, profissionais da educação e comerciantes. 
 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ministério Público e Secretaria de Educação de Nova Soure (BA) mobilizam famílias de alunos


Familiares de alunos estiveram presentes na atividade
de mobilização
Em parceria com o Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Soure, na Bahia, realizou, no dia 14 de janeiro, a 1ª Chamada Pública sobre a Matrícula Escolar. Durante a atividade, além de receberem informações sobre as matrículas nas escolas da rede pública da cidade, pais de alunos, educadores e comunidade foram conscientizados a respeito da importância da participação das famílias no cotidiano escolar.

A ação contou com a presença de autoridades locais, como a secretária municipal de Educação, Robélia Aragão; o promotor da Comarca de Nova Soure, Leonardo Coutinho; o sargento da Polícia Militar, Wilton Rastelly; e a vice-prefeita, Maria de Lourdes Prado. Em seus discursos, todos enfatizaram a interação família-escola-comunidade como fundamental para a melhoria da qualidade da Educação oferecida no município.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Incentive a interação família-escola-comunidade na volta às aulas

Reunião de Pais em Jacundá (PA) na volta às aulas em 2012
Nesta segunda quinzena de janeiro, escolas das redes públicas de todo o País preparam-se para o início do ano letivo de 2013. Algumas redes de ensino, inclusive, promovem a volta às aulas já nas próximas semanas. Esse é o período ideal para os mobilizadores sociais pela educação programarem e colocarem em práticas as ações de incentivo à colaboração das famílias na trajetória de estudos dos filhos e de envolvimento da sociedade em iniciativas que visem à melhoria da qualidade da educação.

Interação Escola-família

Além do planejamento pedagógico e administrativo, o momento também é propício à sensibilização de gestores e demais profissionais das escolas no sentido de que compreendam a importância da criação de oportunidades para a que a família possa se aproximar do cotidiano das unidades de ensino e, desse modo, oferecer sua contribuição à rotina de aprendizado dos alunos.

O período também é ideal para a preparação e realização de atividades, como reuniões direcionadas aos pais, cuja programação envolva o estímulo à aproximação entre famílias, educadores e comunidade. Nessas oportunidades, os participantes devem tomar conhecimento sobre os reflexos positivos da atenção dispensada pelos pais à vida escolar dos filhos.

Interação Família-escola-comunidade

Do mesmo modo, a comunidade, incluindo as lideranças sociais e religiosas, os representantes de órgãos públicos e organizações de áreas correlatas à Educação e que lidam com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, devem ser convidados para esses eventos e lembrados sobre a importância de seu papel na defesa do Direito de Aprender.

Essas orientações contidas no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) podem ser reforçadas, ainda, com outras DICAS que a equipe do MEC destaca abaixo e QUE PODEM FACILITAR A AÇÃO DOS MOBILIZADORES NESSE PERÍODO DE VOLTA ÀS AULAS:
 
•    Conheça e use o conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para conversar com as famílias sobre a importância da colaboração na trajetória de estudos de crianças e jovens;
 
•    Sugira aos pais e às mães que levem a cartilha para casa e leiam seu conteúdo. Esta publicação reúne dicas importantes para o êxito dos filhos na escola;
 
•    Lembre às famílias que não basta ler a cartilha. É preciso colocar em práticas as dicas e sugestões que ela dá;
 
•    Oriente os pais e as mães a oferecer ajuda à escola dos filhos. Destaque às famílias que a escola é pública e, portanto, delas também. As famílias têm o direito de exigir que ela funcione bem e proporcione um bom ensino. Mas, as famílias têm, também, o DEVER de ajudar a escola nisso, fazendo sua parte: Acompanhando a vida escolar de seus filhos; e
 
•    Proponha aos participantes da reunião, que pode ser realizada na escola, na igreja ou em outros espaços comunitários, que discutam o conteúdo da cartilha com seus familiares, amigos, vizinhos. Isso é muito importante, porque é preciso o esforço de todos para que nossos estudantes tenham um futuro melhor, com bons empregos, bons salários e realização pessoal.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pindamonhangaba (SP) programa ações de incentivo à interação família-escola para 2013

Reunião do GT-Educação do Núcleo de Polícia Comunitária
de Pindamonhangaba, em 07/01/2013
A conscientização das famílias a respeito da importância da participação na vida escolar dos filhos e o incentivo ao envolvimento da sociedade em ações que possam colaborar com a melhoria da qualidade do ensino contam com importante reforço no município paulista de Pindamonhangaba, por meio das contribuições oferecidas a essas atividades pelo Grupo de Trabalho (GT)-Educação do Núcleo da Polícia Comunitária da cidade. Vinculado à Polícia Militar, o grupo esteve reunido no dia 07 de janeiro para planejar as iniciativas no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) que serão desenvolvidas no município em 2013.

A reunião contou com a participação de mobilizadores sociais pela educação que atuam no município, como a professora, representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém e também coordenadora o GT-Educação, Doris Cardoso Prudente Bertolino, e as professoras Aparecida Célia dos Santos, Lucimara Simões da Silva, Maria Aparecida de Oliveira e Patrícia Carvalho. Também esteve presente ao encontro a representante da Coordenação de Convênios da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente (CMDCA), Eliana Wolff.

Entre outros temas tratados durante a reunião, os mobilizadores foram orientados a realizar um levantamento, por escola, sobre os problemas enfrentados por essas unidades de ensino e que têm comprometido a melhoria da qualidade do ensino. A pesquisa vai compor um dossiê com informações específicas de cada unidade para facilitar a elaboração do plano de trabalho dos mobilizadores para 2013, com vistas a colaborar com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Pindamonhangaba.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Fortalecimento de conselhos escolares integra boas práticas de mobilização social pela educação em Jacareí

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela
Educação realizada em Jacareí, em junho de 2011
Promover o incentivo à interação família-escola-comunidade de maneira articulada ao fortalecimento dos conselhos escolares é uma das estratégias adotadas pelo município paulista de Jacareí para envolver a sociedade em ações que visem à melhoria da qualidade da educação e, do mesmo modo, para sensibilizar os pais e as mães para a importância da atenção dispensada à trajetória de estudos dos filhos. O relato sobre essas experiências e como elas podem colaborar com melhoria da educação, também  em outras localidades, pode ser conferido no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.

O registro sobre Jacareí que compõe o banco também evidencia as parcerias conquistadas pela gestão do município para reforçar a Mobilização Social pela Educação. As iniciativas sobre o tema coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação têm contado com a colaboração de representantes de instituições religiosas, do comércio e do setor empresarial, como o Instituto Votorantim, entre outros mobilizadores.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Parcerias garantem boas práticas de mobilização social pela educação em Presidente Prudente

Comitê de Presidente Prudente divulga Mobilização Social pela
Educação no desfile de aniversário da cidade, em setembro de 2012.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente, em São Paulo, tem fortalecido as experiências desenvolvidas na cidade com o objetivo de promover a interação família-escola-comunidade. As estratégias adotadas para o desenvolvimento dessas atividades e os desafios enfrentados pelos mobilizadores e educadores envolvidos nesse trabalho podem ser conferidos no relato sobre o município que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.

Com as finalidades de ampliar a colaboração das famílias na trajetória de estudos dos filhos e de envolver a sociedade em ações que visem à melhoria da qualidade da educação pública, os mobilizadores de Presidente Prudente buscaram a parceria de representantes de segmentos organizados, do Ministério Público e demais setores do poder público de áreas correlatas à Educação para colocar em prática um intenso calendário de atividades pertinentes à Mobilização Social pela Educação.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mobilizadores de Araucária (PR) elaboram plano de ações para 2013

Reunião do Comitê de Mobilização Social pela
Educação Araucária em 08/01/2013
Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Araucária, no Paraná, estiveram reunidos no dia 08 de janeiro para avaliar os resultados das atividades de incentivo à Interação família-escola-comunidade promovidas no município em 2012 e estabelecer as metas sobre o mesmo tema para 2013.

A partir do período de preparação para a volta às aulas, os integrantes do Comitê de Mobilização de Araucária vão retornar aos locais visitados em 2012 para verificar o impacto das ações empreendidas em cada localidade. Ainda nesse cronograma de visitas, vão dar continuidade ao trabalho de estímulo à aproximação entre famílias e educadores, de incentivo à colaboração dos pais na trajetória de estudos dos filhos e de envolvimento da sociedade em iniciativas que visem contribuir com a garantia do direito de aprender.


Piso salarial do professor vai ter reajuste de 7,9% e chegar a R$ R$ 1.567

O piso salarial do magistério deve ser reajustado em 7,97268%, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O novo valor será de R$ 1.567.

O piso salarial foi criado em cumprimento ao que estabelece a Constituição Federal, no artigo 60, inciso III, alínea e do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Conforme a legislação vigente, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2012, em relação ao valor de 2011. E eleva a remuneração mínima do professor de nível médio com jornada de 40 horas semanais a R$ 1.567.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Divulgado no Portal MEC - Quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Juiz de Direito promove Mobilização Social pela Educação em Bento Gonçalves (RS)

O juiz Rudolf Carlos Reitz, ao centro, durante o VI
Encontro Nacional de Lideranças do PMSE
Por meio de sua rotina de atividades, o juiz de Direito em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Rudolf Carlos Reitz, tem buscado colaborar com a melhoria da qualidade da educação e com a garantia do direito de aprender em sua região de atuação. O magistrado tem promovido uma série de ações de incentivo à participação das famílias na vida escolar dos filhos, de estímulo ao envolvimento da sociedade em iniciativas que contribuam com a melhoria do ensino e de acompanhamento das ações direcionadas pelo poder público à Educação.

Titular da 2ª Vara Criminal e do Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves, Rudolf Carlos Reitz participou do VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, evento realizado em Brasília, de 06 a 08 de dezembro de 2012, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), com o apoio dos institutos Votorantim e Camargo Corrêa.

A interação proporcionada em razão do evento, entre o juiz e a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do MEC, tornou possível o compartilhamento de informações referentes às atividades desenvolvidas pelo magistrado em Bento Gonçalves e que devem facilitar a criação do Comitê local de Mobilização Social pela Educação. “Venho conversando e fazendo reuniões com representantes de alguns segmentos como conselheiros tutelares, diretoras de escolas e empresários. O diálogo será ampliado, ainda, a líderes das associações de bairros e de segmentos religiosos, além das reuniões dos Conselhos Escolares, por meio de exposições sobre a importância da educação e de se fortalecer as escolas públicas. Estes contatos têm por objetivo criar um ambiente propício para a instalação do Comitê em 2013”, explica Rudolf Reitz.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bataguassu (MS) incentiva compromisso dos pais com a educação dos filhos

Lançamento do Plano de Mobilização Social da Educação e
divulgação do Comitê de Mobilização de Bataguassu. Abril de 2010.
Estimular os pais a assinarem um termo de compromisso se responsabilizando em acompanhar a trajetória de estudos dos filhos é uma das estratégias adotadas por unidades de ensino municipais de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, em busca de ampliar a colaboração das famílias no processo de aprendizagem de crianças e jovens. A parceria com programas e órgãos públicos que lidam com a defesa do direito de aprender é outro destaque entre as experiências de incentivo à Interação família-escola-comunidade lideradas pela Secretaria Municipal de Educação da cidade sul-mato-grossense.

O registro sobre o conjunto dessas experiências pode ser conferido no Banco de Boas Práticas de Mobilização Social pela Educação. Segundo a sistematizadora dos relatos que compõem o banco, Joana Borges Buarque Gusmão, “percebe-se no município de Bataguassu uma grande força de vontade em fazer acontecer a mobilização social pela educação. As ações desenvolvidas demonstram potencial em sensibilizar as famílias para a importância da participação na vida escolar dos filhos”. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Escolas de Bagé (RS) são envolvidas nas práticas de Mobilização Social pela Educação

Blitz do Carinho: profissionais da Escola Frederico Petrucci
ressaltaram ao pais a importância do acompanhamento
da vida escolar dos filhos.
Garantir a participação efetiva dos profissionais das unidades de ensino no desenvolvimento de experiências de incentivo à Interação família-escola-comunidade é um dos destaques das boas práticas de Mobilização Social pela Educação lideradas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Bagé, no Rio Grande do Sul. O empenho por parte do órgão em diversificar a programação e as ações pertinentes ao tema é outro ponto relevante das atividades realizadas na cidade com o intuito de sensibilizar as famílias para importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos.
 
O relato sobre essas vivências pode ser conferido no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação que evidencia o expressivo conjunto de atividades promovidas pela SME de Bagé, como a campanha Educar é participar da vida escolar dos seus filhos, desenvolvida, entre outras finalidades, para também envolver a sociedade em ações que possam colaborar com a melhoria da qualidade da Educação pública local.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Boas práticas de Mobilização fortalecem conselhos escolares em Campo Grande (MS)

2º Seminário de Mobilização Social pela Educação e Cultura
da Paz promovido pelo Comitê de Mobilização
e pela SEMED de Campo Grande (MS).
O fomento à participação dos membros de conselhos escolares nas decisões referentes à organização do trabalho pedagógico e administrativo das escolas é o destaque das experiências de incentivo à Interação família-escola-comunidade desenvolvidas em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O relato sobre essas vivências e sua colaboração na busca por melhorias para a qualidade da educação pública local pode ser conferido no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.  

O fortalecimento dos conselhos escolares em Campo Grande tem sido promovido, desde 2010, pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da facilitação do diálogo com os membros dessas instâncias a respeito de aspectos pertinentes ao funcionamento da escola, à gestão, às práticas e aos recursos pedagógicos, à avaliação da aprendizagem, formação e capacitação de professores e infraestrutura das unidades de ensino.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Polícia Militar de Campos do Jordão (SP) vai promover a interação família-escola em 2013

Reunião entre policiais militares e mobilizadores sociais
pela educação  de Campos do Jordão e Pindamonhangaba (S
O incentivo à interação família-escola e à colaboração da sociedade para a melhoria da qualidade da Educação pública contará com importante apoio, em 2013, na cidade paulista de Campos do Jordão. As atividades sobre o tema serão iniciadas e lideradas pela Polícia Militar (PM) local que programa reativar seu Núcleo de Polícia Comunitária. A novidade foi anunciada no dia 20 de dezembro, em reunião entre representantes da corporação e mobilizadores da cidade vizinha, Pindamonhangaba.

A mobilizadora de Pindamonhangaba, Doris Cardoso Prudente Bertolino, relata que recebeu convite da PM de Campos do Jordão para que pudesse contar como as ações no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC) têm sido desenvolvidas em seu município, nos últimos quatro anos, também em parceria com o Núcleo de Polícia Comunitária pindamonhangabense.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Secretaria de Educação Restinga (SP) promove boas práticas de interação família-escola

Mobilizadora Nize Lane apresenta a cartilha da Mobilização
a famílias de escola pública de Restinga
O efeito multiplicador das ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas na região da cidade paulista de Restinga é o destaque das Boas Práticas de Mobilização Social pela Educação lideradas pela Secretaria de Educação do município paulista.

As experiências sobre o tema realizadas na região e que incluem o município de Franca compõem o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Banco de Boas Práticas do PMSE divulga experiências do Parceria Votorantim pela Educação


Com o objetivo de inspirar sua replicação por outros mobilizadores e lideranças sociais, as experiências bem-sucedidas de incentivo à interação família-escola-comunidade promovidas pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) estão disponíveis para consulta no Banco de Boas práticas do site da Mobilização. Atuante em mais de 30 municípios brasileiros, o PVE vem sendo, desde 2008, um dos principais parceiros do Plano de Mobilização Social pela Educação.