terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Blog Educação divulga balanço das ações do Parceria Votorantim pela Educação em 2013

O Blog Educação, mantido pelo Instituto Votorantim importante parceiro do Plano de Mobilização Social pela Educação divulgou balanço das ações desenvolvidas pelo Projeto Parceria Votorantim pela Educação em 2013. Confira abaixo o texto publicado no blog com o resumo das principais atividades e conquistas:


Por Luana Costa
 
Durante o ano de 2013, mobilizadores e consultores do projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE realizaram ações de mobilização social nos 21 municípios em que o programa atua. Dividido em quatro ciclos, este ano, o PVE trabalhou com as temáticas da leitura e da alfabetização (entenda mais).

Para a coordenadora dos programas de Educação, Trabalho e VIA do Instituto Votorantim, Mariana Franco, o projeto trouxe muitos resultados positivos ao longo do ano. “O sucesso se deve a um conjunto de fatores: o trabalho focado em uma temática só; o tema prazeroso; o alinhamento às ações do Ministério da Educação – MEC; e, principalmente, o engajamento dos mobilizadores locais e da gestão pública na causa”, destacou.

Carolina Glycerio, coordenadora do PVE na Comunidade Educativa CEDAC, ONG parceira do projeto, acredita que os bons resultados foram reflexo do amadurecimento do trabalho. “A cada ciclo, variamos as estratégias de mobilização, o que permite desenvolver melhor o projeto e aprofundar os temas. Com isso, pudemos usar mais o potencial do PVE e alinhar a conversa entre gestão pública e mobilização social”, explicou.

Conheça, a seguir, alguns resultados do PVE em 2013:

Comunidad y Escuela

Em novembro deste ano, o Instituto Votorantim foi uma das empresas escolhidas para apresentar o programa de Educação no Foro Comunidad y Escuela: una articulación para mejorar la educación [em português, Comunidade e Escola: uma articulação para melhorar a educação], da RedEAmérica. O objetivo do evento foi discutir os diversos enfoques dados ao tema da Educação e conhecer experiências e ferramentas latino-americanas para o desenvolvimento de base, a mobilização cidadã e a participação da família e da comunidade na vida escolar de crianças e adolescentes (leia aqui).


Participação no conselho de lideranças comunitárias

Em Resende (RJ), a mobilizadora Gabriela Hott foi convidada a participar do Conselho de Lideranças e Amigos da Grande Alegria – CLAGA, representando a empresa Votorantim Siderurgia, do Grupo Votorantim. “Vi no conselho uma forma de disseminar o projeto na região. Ao levar a pauta de Educação, as lideranças locais me convidaram para fazer parte do conselho. Acredito que a minha participação vai potencializar as estratégias de mobilização do PVE em Resende”, contou.

Entre os 17 departamentos do conselho, Gabriela cuidará do incentivo à cultura. “Percebi que não adianta criar novos grupos de mobilizadores externos se esses grupos já existem. O conselho reúne líderes convictos da região. Trabalhar diretamente com eles fará com que o projeto atinja grandes proporções. Em 2014, queremos estreitar ainda mais esse relacionamento com a comunidade local”, disse.

Arrecadação de livros

Para incentivar a leitura, a mobilizadora de Capão Bonito (SP), Michele Souza, realizou o evento Leitura na Praça. A iniciativa ajudou o PVE a ser divulgado não apenas na região central do município, mas também nas zonas rurais. “No evento, a Fibria, empresa do Grupo Votorantim, levou a biblioteca da fábrica para a comunidade. Também fizemos uma roda de leitura e arrecadamos cerca de 496 livros”, contou.

Os livros foram doados para instituições previamente selecionadas. “Antes da realização do evento, fizemos uma pesquisa minuciosa das instituições que precisavam, de fato, de doações de livros. Foi interessante fazer essa ponte entre os que tinham livros para doar e os que necessitavam dessa doação”, explicou Michele.

Em Aracruz (ES), a mobilizadora Licia Lucas Cantarela também desenvolveu uma ação que arrecadou 400 livros. Licia criou a campanha Ler é Saber, cuja primeira iniciativa envolveu a arrecadação de livros em um campeonato de futebol da Unidade. “O requisito para participar era doar um livro”, explicou. A ação motivou a criação de um cantinho da leitura na área de lazer da empresa para promover o empréstimo e troca de livros, proporcionando um intercâmbio de saberes, uma das propostas do projeto para este ano (saiba mais).

Engajamento interno 

Em Niquelândia (GO), João Montenegro, mobilizador local, optou por interagir com os pais dos alunos do município, para que estes pudessem adotar o hábito da leitura em casa. “Como grande parte deles trabalha na empresa, decidi que seria melhor fomentar o gosto pela leitura dentro da fábrica da Votorantim Metais. Por isso, por meio de doações, montamos uma biblioteca com mais de cem títulos, todos catalogados, para empréstimo aos funcionários”, explicou.

Com isso, segundo o mobilizador, os funcionários passaram a valorizar a educação e a incentivar o PVE. “A união dos funcionários nas ações de mobilização foi extremamente importante para o projeto em 2013. Com o engajamento interno, a participação da comunidade local aumentou tanto que a biblioteca interna promete ser continuada mesmo após a finalização das ações de leitura”, contou João. A próxima etapa é fazer com que a biblioteca se torne itinerante e passe a atender também a comunidade local (veja mais).

Parceria com a gestão pública

Ao visitar as escolas públicas de Rio Branco do Sul (PR) para identificar os ambientes alfabetizadores, a consultora da Comunidade Educativa CEDAC, Cristiane Benardi, estreitou o relacionamento com a gestão pública local. “Fomos até duas escolas do município e verificamos como era a estrutura e o funcionamento dos cantinhos de leitura, das salas de aula, das bibliotecas e das brinquedotecas”, contou. As visitas foram acompanhadas por representantes da Secretaria Municipal de Educação que, mais tarde, a replicaram para outras escolas da região – ao todo, 22 instituições (leia mais).

Confira a postagem com a retrospectiva do PVE em 2013 no Blog Educação.

Imagens: Blog Educação

Nenhum comentário: