quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Comitê de Anápolis (GO) mobiliza escolas e famílias pela melhoria da Educação

Pais de alunos do Colégio Estadual Genoveva Rezende
Carneiro foram orientados a participar da vida escolar
O Comitê de Mobilização Social pela Educação que atua em Anápolis (GO) tem se empenhado para divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos nas escolas públicas da região. Em 2013, foram diversas unidades de ensino alcançadas pelas palestras sobre a importância da interação família-escola conduzidas pela mobilizadora e missionária capelã Elisabete Pereira e, para dar continuidade ao trabalho de conscientização, o Comitê já solicitou à equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação exemplares da Cartilha para aderir à Campanha de Volta às Aulas, a se realizar no início do semestre letivo deste ano.

Membro do Comitê, Elisabete Pereira, conduz exposições
sobre o PMSE na EM Prof. Anapolino Silvério de Faria
Entre as instituições de ensino que receberam as atividades dos mobilizadores anapolinos, está o Colégio Estadual Genoveva Rezende Carneiro, que realizou a ação de sensibilização das famílias sobre a importância do envolvimento dos pais na vida escolar no dia 24 de outubro de 2013. A solicitação ao Comitê para a atividade no Colégio foi feita por meio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Ainda em outubro, no dia 4, a Escola Municipal Professor Anapolino Silvério de Faria também sediou ações dos mobilizadores. A atividade contou com o apoio da representante da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, Liane Borges Bonfim; da gestora da escola, Maria do Carmo da Silva; e da vice-gestora, Perpétua Cavalcanti Martins. 

Cerca de 200 familiares de alunos compareceram à ação
na EM Prof. Anapolino
Segundo a mobilizadora Elisabete Pereira, a ação foi bem-sucedida. “Cerca de 200 famílias acompanharam exposições sobre o desenrolar histórico do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), conheceram seu objetivo e, mais que isso, compreenderam que é preciso realizar ações que promovam a educação nas escolas a partir da educação nos lares”, afirmou.

Além de apresentar o PMSE e orientar as famílias a se envolverem de maneira mais efetiva na trajetória escolar, o evento na EM Professor Anapolino Silvério de Faria aproveitou para esclarecer os pais e mães presentes sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Terezópolis de Goiás

A mensagem da Cartilha foi também divulgada a pais
de alunos de Terezópolis de Goiás
Com o intuito de ampliar a atuação do grupo de mobilizadores, integrantes do Comitê de Anápolis levaram a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos ao Colégio Estadual Alfredo Nasser, localizado em Terezópolis de Goiás. Promovida no dia 24 de setembro, a ação foi articulada pela gestora da unidade de ensino, Ana Maria Oliveira Dias, com apoio de toda a equipe coordenadora da escola.

De acordo com a mobilizadora Elisabete, a coordenação do Colégio se surpreendeu com a participação dos familiares de alunos no evento. “Era esperado um público de 50 pais e responsáveis, no entanto, havia mais de 150 familiares presentes, que apreciaram a palestra, receberam exemplares da Cartilha e se expressaram favoravelmente ao movimento”, relatou.

Nenhum comentário: