quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mobilizadores incentivam interação família-escola na região de Nova Olinda (PB)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
sediada em Nova Olinda (PB)
Como resultado da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada em Nova Olinda (PB) nos dias 7 e 8 de novembro de 2013, profissionais da Educação, lideranças sociais e religiosas e representantes das secretarias de Educação dos municípios paraibanos de Nova Olinda, Pedra Branca e Santana dos Garrotes que participaram do evento deram início à articulação dos Comitês de Mobilização de suas cidades. A formação marcou, ainda, a definição de ações a serem desenvolvidas pelos mobilizadores em 2014.

Entre as atividades priorizadas pelos voluntários para aproximar familiares e educadores, estão previstas, especialmente no período de volta às aulas, visitas às famílias de alunos para divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A ação foi sugerida aos voluntários pelo presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Jacob Pereira Neto, que também é coordenador do Mais Educação e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) em Nova Olinda.

Autoridades locais compuseram a mesa de abertura do
evento de capacitação
Ampliar o número de parcerias é outra meta que foi destacada como prioritária pelos mobilizadores paraibanos durante a Oficina. Na capacitação, estiveram presentes representantes de diversas instituições, como escolas, creches municipais, igrejas evangélicas e empresas locais, além de órgãos governamentais, como secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura, Assistência e Administração, CME, Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entre outros, e os mobilizadores esperam envolver ainda mais segmentos sociais nas ações. Entre os parceiros almejados pelos mobilizadores, estão a Igreja Católica, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os demais conselhos municipais e associações comerciais e de bairros. 

Representantes de diversos segmentos sociais
participaram da atividade
Conduzida pela representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino, a Oficina de Formação de Mobilizadores em Nova Olinda foi articulada junto ao MEC por iniciativa da secretária de Educação do município, Maria Lucilene Medeiros. O evento contou com exposições sobre as metas, estratégias e estatísticas do PMSE, bem como exemplos de sua implementação em diversas localidades. Os mobilizadores receberam, ainda, informações sobre os avanços e desafios da Educação no Brasil, conheceram os fundamentos da interação família-escola-comunidade e foram orientados a replicar boas práticas de Mobilização em suas cidades.

De acordo com Doris Cardoso, a Oficina alcançou seus objetivos. “Todos os participantes saíram bastante animados e conscientes da importância da mobilização social para a melhoria da educação em seus municípios. O resultado foi bastante positivo, com um público bastante participativo e interessado, que comentou, inclusive, sobre a importância dos conhecimentos e experiências repassados por meio da Oficina e sobre a relevância da Cartilha como instrumento de conscientização”, afirmou.

Leia mais sobre a Oficina e confira mais imagens do evento no site da Prefeitura de Nova Olinda. 

Nenhum comentário: