terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Comitê de Mobilização estimula interação família-escola em Teodoro Sampaio (BA)

Comitê de Mobilização de Teodoro Sampaio instalado
durante Oficina de Formação de Mobilizadores
Instalado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada nos dias 9 e 10 de dezembro de 2013, o Comitê de Mobilização de Teodoro Sampaio (BA) foi criado com o objetivo de promover ações que fortaleçam o vínculo entre pais, educadores e comunidade no município. Entre os integrantes, o grupo conta com professores, gestores e funcionários de escolas e creche públicas, além de representantes do Conselho Tutelar e de instituição religiosa.

Durante a atividade de capacitação, conduzida pela representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Doris Cardoso Prudente Bertolino, os membros do Comitê definiram públicos prioritários e parcerias a serem buscadas para reforçar a atuação do grupo. Alunos que têm pais analfabetos, beneficiários do Bolsa-Família e o público atendido pelo Conselho Tutelar são alguns dos focos dos mobilizadores.

Público participante da Oficina de Formação de
Mobilizadores em Teodoro Sampaio
Para reforçar o trabalho de mobilização, o Comitê visa firmar parcerias com a Igreja Católica, com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com conselhos municipais, associações de amigos de bairros e associações comerciais, bem como com o Poder Judiciário. Atualmente, o grupo de mobilizadores teodorense já conta com o apoio do prefeito municipal, Akira Suga; da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Maria de Brito; e do pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Belém, Elenilton Sampaio Bonfim, que também atua junto à Convenção das Assembleias de Deus na Bahia.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Divididos em grupos, mobilizadores planejaram ações
para divulgar mensagem da Cartilha
Promovida na Câmara de Vereadores, a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Teodoro Sampaio teve como intuito proporcionar espaço para discussão e construção de ações para a melhoria da qualidade da Educação na região. Entre os temas abordados, os participantes conheceram os fundamentos da interação família-escola, o Plano de Mobilização Social pela Educação e suas estratégias, metas e estatísticas, além de receberem informações sobre os avanços e desafios da Educação no Brasil.

Os voluntários presentes na formação também foram orientados a divulgar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e a elaborarem Plano de Ação a ser desenvolvido no município, com base nos dados fornecidos pela Oficina e em exemplos de boas práticas de mobilização realizadas em diversas localidades. Articulada pela Secretaria Municipal de Educação de Teodoro Sampaio, a capacitação reuniu representantes de diversos segmentos sociais, como educadores, gestores escolares, pais de alunos, lideranças religiosas, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, membros do Sindicato dos Professores, dos conselhos Tutelar e de Alimentação Escolar (CAE) e representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte de Salvador.

Representação de alunos presente na Oficina
A palestrante Doris Cardoso destacou a importância de promover atividades de capacitação, como a Oficina de Formação de Mobilizadores. “Por meio da experiência em Teodoro Sampaio, ficou claro que quando o município se empenha na busca de capacitação, existe uma possibilidade maior de melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, principalmente os mais carentes”. Doris ressaltou, ainda, que a Secretaria Municipal de Teodoro Sampaio tem buscado investir na formação não só de mobilizadores, mas também dos profissionais da Educação.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Teodoro Sampaio:

  • Adriana de Jesus Oliveira – coordenadora da Escola Municipal Deputado Gastão Pedreira – anyoliveira.33@hotmail.com
  • Ducineia Vinhas Roseira – secretária da Escola Municipal Deputado Gastão Pedreira – neia_vr@hotmail.com
  • Edilene Pereira dos Santos – educadora da Creche Alzira Azevedo
  • Edivaldina Barbosa Pereira – educadora da Creche Alzira Azevedo
  • Gerlandia Cerqueira Neres – coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia – aplbtsampaio@gmail.com
  • Hirinelda Lira Campos Lima – assistente administrativo na Secretaria Municipal de Educação – nildalira99@gmail.com
  •  Jacineide G. dos Santos – conselheira tutelar
  • Jacira da Anunciação Soares – coordenadora da Escola Municipal Teodoro Sampaio – jacirasoares.2@hotmail.com
  • Jamile Tavares Alves – educadora – myllejta@hotmail.com
  • Juciane da Anunciação Soares – diretora da Escola Municipal Profa. Amália Moreira Vaz – juciane50@hotmail.com
  • Katiane Maria Silva de Jesus – educadora
  • Maciel Luciano Silva – professor da Escola Municipal Presidente Costa e Silva – macielluciano2010@bol.com.br
  • Marcos Cesar Damasceno Santos – vereador – marcosescopeta@bol.com.br
  • Maria Angélica Ferreira – professora da Creche Alzira Azevedo
  • Maria da Conceição Alves Santos – coordenadora e membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – liamaria23@hotmail.com
  • Maria de Jesus – professora da Escola Municipal Teodoro Sampaio – raicamary@live.com
  • Maria do Carmo Nunes Santos – professora da Escola Municipal Presidente Costa e Silva – cal.nunesantos@hotmail.com
  • Railda Oliveira da Paixão- coordenadora da Creche Alzira Azevedo – raildapaixao@outlook.com
  • Regina Gomes do Carmo – professora da Creche Alzira Azevedo
  • Rita de Cássia dos Santos Souza – professora da rede municipal – ritacassia@hotmail.com
  • Rosenadia Santos Sales – professora – rosenadiasales@hotmail.com
  • Valdete B. D. de Jesus – educadora – val.jesus1@hotmail.com  

Nenhum comentário: