segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mobilização Social pela Educação avança nas escolas de Altônia (PR)

Familiares de alunos conhecem a mensagem da Cartilha
na EM Profa. Telma Aparecida Pessato Bonfim
Desde 2011, as escolas da rede pública do município paranaense de Altônia têm se esforçado para levar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias dos alunos. Apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação, as ações de mobilização nas unidades de ensino avançaram ainda mais em 2013 e devem ter continuidade durante todo o período letivo de 2014.

Escola Municipal Carlos Gomes

Na Escola Municipal Carlos Gomes, pais e responsáveis, profissionais da Educação e representantes do Conselho Escolar se reuniram, no dia 27 de novembro do ano anterior, para definir atividades que aproximem educadores e familiares a serem desenvolvidas em 2014. O encontro contou com exposições sobre o conteúdo da Cartilha conduzidas pela mobilizadora e coordenadora do 1º ao 5º ano da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Altônia, Maria de Lourdes Freitas da Silva.

Além da Cartilha, a pauta da atividade na EM Carlos Gomes incluiu esclarecimentos sobre programas e projetos realizados na unidade de ensino e  sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Os participantes receberam, ainda, orientações sobre como acompanhar tarefas e trabalhos escolares. 

Escola Municipal Antoine Elias Estephan

Participantes da palestra sobre a importância da
interação família-escola na EM Antoine Elias Estephan
Incentivar a interação família-escola também é uma das estratégias para melhorar o aproveitamento do ensino da Escola Municipal Antoine Elias Estephan, localizada no Bairro Cidade Nova. No dia 17 de outubro, familiares e membros da comunidade foram à escola para conhecer projetos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos – entre eles, o Projeto de Leitura, que vem estimulando a formação de novos leitores na unidade de ensino. 

As ações nas escolas contam com o apoio da
Secretaria Municipal de Educação de Altônia
Assim como na EM Carlos Gomes, a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi tema de apresentação conduzida na EM Antoine Elias pela representante da Semed, Maria de Lourdes Freitas. Com o auxílio da equipe de educadores da instituição de ensino, a mobilizadora distribuiu exemplares da Cartilha e botons com os dizeres “Para a educação melhorar, todos devem participar” e conversou com os pais de alunos sobre as orientações contidas no material.

“Eu, como mobilizadora social pela Educação e coordenadora, estou sensibilizada com os resultados obtidos nesta escola. Os pais têm estado mais presentes na escola e na vida dos filhos, estou feliz com o trabalho que vem sendo realizado neste município”, declarou Maria de Lourdes.

Escola Municipal Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim

Número de pais de alunos participantes surpreendeu
gestores da EM Telma Aparecida Pessato Bonfim
Ainda em outubro do ano anterior, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Telma Aparecida Pessato Bonfim também realizou atividade com o intuito de unir pais de alunos, professores e comunidade. Mais uma vez, a apresentação sobre a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, promovida no dia 9 daquele mês, foi o meio encontrado pela mobilizadora Maria de Lourdes para estimular a discussão sobre como os familiares podem se envolver de maneira mais efetiva na trajetória educacional. 

Familiares receberam exemplares da Cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Com o apoio da direção da EM e de outros profissionais da instituição, durante a ação, os participantes conheceram projetos da escola e receberam informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que vem sendo desenvolvido na unidade de ensino em conjunto professores do 1º, 2º e 3º anos.

A mobilizadora e coordenadora da Semed, Maria de Lourdes Freitas, elogiou a participação dos familiares de alunos no evento. “Foi surpreendente o número de pais e responsáveis que participaram da palestra, superando as expectativas dos gestores da escola”, destacou.

Com informações de Maria de Lourdes Freitas, mobilizadora social pela Educação em Altônia (PR).

Nenhum comentário: