terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mobilizadores do Tocantins e Maranhão reúnem-se para troca de experiências

Estudantes, educadores e voluntários estiveram reunidos
no II Encontro de Educação em Carolina (MA)
Cidades maranhenses e tocantinenses localizadas na Área de Aproveitamento da Usina Hidrelétrica de Estreito (AHE – Estreito) têm buscado mobilizar famílias e escolas pela melhoria da qualidade da Educação. Entre as ações desenvolvidas na região, os municípios de Carolina e Estreito, no Maranhão, e de Aguiarnópolis, Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante, Palmeiras do Tocantins e Tupiratins, em Tocantins, vêm investindo na criação de Comitês de Mobilização e na promoção de atividades que conscientizem as famílias sobre a importância do seu envolvimento no cotidiano dos estudantes.

Parceiros dos mobilizadores de diversos setores sociais
também marcaram presença no Encontro
Com o objetivo de propiciar a troca de experiências e fortalecer a atuação dos voluntários da AHE, a ONG Gaia Social (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem), principal parceira e divulgadora da Mobilização Social pela Educação na região, promoveu, no dia 29 de novembro de 2013, o II Encontro de Educação. “Sob a orientação do Gaia Social, escritório do Investimento Social Estreito, os municípios aderiram ao movimento em 2012, criaram seus comitês, se organizaram para a criação do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Rio Tocantins e vêm, desde o I Encontro realizado em fevereiro de 2013, desenvolvendo o plano de ação ali construído”, conta a analista de Desenvolvimento Regional Sustentável do Gaia, Sabrina Miranda Borges.

Projeto de incentivo à leitura foi uma das ações
apresentadas durante o II Encontro de Educação
Durante o II Encontro de Educação, realizado em Carolina (MA), os mobilizadores planejaram, ainda, a continuidade das ações para 2014. “Pretendemos continuar envolvendo as famílias, indo nas reuniões de pais nas escolas, mostrando-lhes como podem ajudar as crianças a melhorar seu desempenho na escola, conscientizando os pais sobre a incumbência de acompanhar os filhos em casa, e garantindo a disciplina das crianças e jovens para o estudo diário, para fazer o dever de casa, para criar o hábito da leitura, para não faltarem às aulas e serem pontuais”, afirmou o integrante do Comitê da cidade sede do evento, Elias Ferreira Batista Neto.

A atividade em Carolina incluiu em sua programação palestra conduzida pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Sérgio Benedito Maia.  Em sua apresentação, Sérgio reforçou as orientações do PMSE e deu sugestões para fortalecer o trabalho dos voluntários da região. 

A programação do evento incluiu apresentações culturais
conduzidas por alunos
Além dos mobilizadores dos 12 municípios da Área de Aproveitamento da Usina Hidrelétrica de Estreito, participaram do II Encontro de Educação membros das diretorias regionais de Ensino de Araguaína (TO), Colinas (MA), Balsas (MA) e Imperatriz (MA). O evento contou com a presença, ainda, de representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Consórcio Estreito Energia (CESTE), da ONG Inmed Brasil e de membros do Poder Judiciário de Tocantins e do Maranhão.

Nenhum comentário: