terça-feira, 8 de abril de 2014

Comitê de Araucária (PR) mobiliza famílias e comunidade pela melhoria da Educação

Membros do Comitê de Mobilização de Araucária, no Paraná, estiveram reunidos, no dia 7 de março, para avaliar as ações de incentivo à interação família-escola desenvolvidas junto à comunidade em 2013 e para planejar novas atividades para 2014. O encontro foi realizado na Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta e marcou também o início da preparação para a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação, a ser realizada na cidade paranaense entre os dias 15 e 19 de setembro.

Membros do Comitê de Araucária (PR)
Durante a reunião, o mobilizador Moacir Tuleski apresentou aos demais integrantes do Comitê as ações desenvolvidas pelo grupo de mobilizadores que fazem parte da Guarda Municipal de Araucária e atuam no Departamento de Ação e Prevenção (DAP). No ano anterior, os voluntários do DAP visitaram diversas escolas para conversar com os pais sobre vários temas, como violência nas escolas e prevenção ao uso de drogas, divulgando também a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

De acordo com o mobilizador Everton Oliveira de Souza, as atividades de conscientização sobre a importância da interação família-escola promovidas pelos voluntários da Guarda Municipal alcançaram número expressivo de familiares de alunos. “Foram alcançadas cerca de 12 mil pessoas, entre pais e alunos. O grupo pretende, neste ano, realizar uma avaliação nas escolas através de questionário para verificar o impacto positivo das visitas”, afirmou.
 
Entre as ações programadas durante o encontro para 2014, o Comitê de Mobilização de Araucária pretende, com o apoio da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (Faneesp), implementar o Projeto Abrace Sua Escola nas unidades de ensino municipais. A ser promovido durante a Semana de Moblização Social pela Educação, o Projeto visa envolver mobilizadores, pais, mães, alunos e educadores para contribuir para a prevenção da violência escolar, por meio do incentivo ao protagonismo juvenil e à capacitação de jovens.

Com informações de Everton Oliveira de Souza, mobilizador social pela Educação em Araucária (PR).

Nenhum comentário: