sexta-feira, 11 de abril de 2014

Escola de Anápolis (GO) estimula aproximação entre familiares e educadores

A mobilizadora Elisabete Pereira conversou com os pais
sobre a importância da interação família-escola
 Com o objetivo de melhorar a relação entre pais e educadores e, assim, contribuir para a melhoria do aproveitamento do ensino, a direção da Escola Municipal Dr. Anapolino Silvério de Faria, em Anápolis (GO), vem realizando atividades que enfatizam a importância da participação das famílias no cotidiano escolar. Exemplo do empenho da instituição em envolver os familiares pôde ser conferido no dia 28 de fevereiro, quando a escola convidou os pais de alunos para café da manhã e conversa com os educadores.

Durante a atividade, promovida em parceria com o Comitê de Mobilização local, os familiares e profissionais da Educação discutiram sobre a necessidade de aumentar o acompanhamento pelos responsáveis não só das tarefas extraescolares, mas também dentro do ambiente escolar. Para tanto, os pais foram apresentados a todos os membros da equipe de funcionários da EM Dr. Anapolino Silvério de Faria, com o intuito de que os familiares possam se sentir mais à vontade para procurá-los caso precisem.

Ação contou com a presença de cerca de 90 familiares
De acordo com a integrante do Comitê e capelã escolar Elisabete Rosa Pereira, liderança da Mobilização em Anápolis, as ações na unidade de ensino vêm apresentando bons resultados. “Os pais apreciam as reuniões e são participativos, mesmo que ainda sejam necessários alguns ajustes e mais incentivo para que os familiares vejam a escola como um bem em seu favor e não uma ilha distante”, ponderou a mobilizadora.

Os participantes da atividade receberam exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, material que vem sendo utilizado pela escola nas ações direcionadas a incentivar o envolvimento dos pais.

Projeto Menino Carpinteiro

Cartilha da Mobilização é utilizada pela EM para
orientar o envolvimento dos pais no cotidiano escolar
Além do café da manhã com os pais, o Comitê de Anápolis vem contribuindo com outras ações de incentivo à interação família-escola na EM Dr. Anapolino Silvério de Faria. Desde janeiro, a mobilizadora Elisabete Pereira vem auxiliando na implementação do Projeto Menino Carpinteiro, desenvolvido em observância ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e com o apoio da Capelania Brasileira.

O Projeto busca envolver os pais, professores e a comunidade em geral em suas atividades e tem como objetivo “motivar a classe infanto-juvenil a se relacionar melhor com os colegas, discutir assuntos transversais de acordo com as idades, como fraternidade, solidariedade, entre outros assuntos, e introduzir estudantes e comunidade à bricolagem”, relatou Elisabete.

Com informações de Elisabete Rosa Pereira, mobilizadora social pela Educação em Anápolis (GO).

Nenhum comentário: