quinta-feira, 5 de junho de 2014

Comitê de Boa Vista (RR) busca melhorar Ideb e fortalecer protagonismo juvenil

Reunião com educadores da EE Olavo Brasil Filho
O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Boa Vista (RR) vem atuando junto a professores da rede pública com o intuito de incentivar a interação entre familiares, educadores e estudantes e, assim, contribuir para a melhoria do aproveitamento do ensino. Exemplo do trabalho dos mobilizadores roraimenses pôde ser conferido no dia 15 de maio, na Escola Estadual Olavo Brasil Filho, quando professores e mobilizadores discutiram formas de colaborar para que a instituição alcance as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Membros do Comitê apresentaram a Mobilização
Social pela Educação aos professores
A ação na EE Olavo Brasil Filho foi liderada pelo integrante do Comitê e professor da unidade de ensino, Benone Costa Filho. “Aproveitamos a nossa reunião pedagógica para mobilizar todos os professores da escola pela educação de qualidade, por ensino e aprendizagem efetiva para os alunos e alunas da Olavo Brasil Filho”, afirmou o professor. 



Protagonismo juvenil

Além de mobilizar os profissionais da Educação, os mobilizadores de Boa Vista também têm como foco o fortalecimento do protagonismo juvenil. Entre os parceiros do Comitê local está o Movimento Ideológico Revolução (Movimento ID), grupo formado por jovens roraimenses, que, em conjunto com os mobilizadores, tem buscado desenvolver projetos sociais com o objetivo de aproximar estudantes e comunidade.

Nos dias 17, 18 e 19 de março, a coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (MEC), Ivanete Oliveira dos Santos, esteve em Boa Vista para participar de uma série de atividades programadas pelo Movimento ID. Entre as ações, a coordenadora apresentou as orientações e propostas do PMSE durante o I Encontro de Conselhos de Classe, que reuniu representantes de alunos de 12 escolas estaduais de Ensino Médio na Assembleia Legislativa de Roraima.

“Fizemos a apresentação do Plano de Mobilização Social pela Educação, contextualizando as políticas que vêm sendo desenvolvidas pelo governo e que têm estimulado a constituição e o fortalecimento dos grêmios escolares, conselhos de classes e associações. Destacamos a importância da participação dos jovens nos espaços de decisões, com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil, a afirmação de suas identidades e a construção de políticas públicas que lhes assegurem melhor qualidade de vida e de oportunidades”, relatou Ivanete.

Durante o Encontro, os alunos participaram, ainda, de debate para expor suas dúvidas e discutir maneiras de melhorar as escolas em que estudam. Além de representantes de alunos, o Encontro de Conselhos de Classe contou com a presença de membros do Movimento ID, técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista, representantes do Sindicato dos Trabalhadores, da Superintendência Regional do Trabalho e do Poder Legislativo, entre outras lideranças.

No dia seguinte ao evento, a coordenadora do PMSE/MEC se reuniu com gestores de seis escolas de Ensino Médio que participam de projetos conduzidos pelo Movimento ID. “Tivemos a oportunidade de falar um pouco sobre o Plano de Mobilização e as ações que vêm sendo desenvolvidas no país com o intuito de incentivar a interação escola-família-comunidade. A coordenação do Movimento ID fez um breve relato dos objetivos do Projeto “Minha Escola em Movimento”, pra que estes possam compreender e se sensibilizar sobre importância do engajamento dos alunos”, contou a representante do MEC.

Segundo Ivanete dos Santos, o trabalho do Comitê de Mobilização local em conjunto com o Movimento ID contribui para o avanço de ambos os projetos. “A parceria com o Movimento ID fortalece o Comitê de Boa Vista e potencializa e integra as ações pela melhoria da qualidade da escola pública e a luta por uma sociedade justa e democrática”, refletiu.

Com informações de Benone Costa Filho, mobilizador social pela Educação em Boa Vista, e da coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos.

Nenhum comentário: