segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mobilização Social pela Educação avança em Itajaí (SC)

Participantes dos encontros sobre Mobilização na Capela
Santa Clara de Assis, em Itajaí
As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas no município catarinense de Itajaí (SC) vêm sendo reforçadas pelos mobilizadores locais. Nos dias 17, 24 e 31 de maio, exemplos do empenho dos voluntários itajaienses puderam ser conferidos durante atividades realizadas junto à comunidade da Capela Santa Clara de Assis, localizada no bairro Rio Bonito, com o intuito de conscientizar familiares de alunos sobre a importância de sua participação no cotidiano escolar.

Mobilizadoras apresentam mensagem da Cartilha
na Capela
Promovidos pela professora e mobilizadora Célia Joaquim Justiniano, os três encontros na Capela contaram com apresentações sobre a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e reflexões sobre o conteúdo da publicação. As ações receberam o apoio do padre Josemar Silva e de educadores do Centro de Educação em Tempo Integral (CEDIN) Napoleão de Souza. 




Mobilizadores e Pe. Josemar Silva
De acordo com a mobilizadora Célia Joaquim, as atividades na Capela Santa Clara de Assis foram bem-sucedidas. “Essa mobilização foi de grande valia, pois muitos pais presentes nos encontros não conheciam seus direitos e como se aproximar da escola, como se fosse uma realidade distante. Posso dizer que todos saíram ganhando – pais, professores, a escola e os alunos”, afirmou. A professora destacou, ainda, que as ações de Mobilização Social pela Educação – que vêm sendo desenvolvidas na cidade desde 2009 – têm contribuído para diminuir a evasão escolar e aumentar o número de matrículas. 

Ação no CEDIN Napoleão de Souza

Educadores e alunos convidaram familiares e comunidade
a participarem das atividades no CEDIN
Além de divulgar a mensagem da cartilha junto à Capela, a mobilizadora Célia Joaquim Justiniano também organizou ação direcionada aos familiares de alunos do Centro de Educação em Tempo Integral Napoleão de Souza, situado no bairro São Vicente. Para garantir a presença de pais, mães e responsáveis na atividade, realizada no dia 8 de maio, a professora, com apoio de outros educadores da instituição, foi à casa dos estudantes convidar os familiares a participarem.

Participantes da atividade no CEDIN Napoleão de Souza
“Primeiro fizemos uma campanha junto à comunidade, com professores e alunos batendo porta a porta, convidando para o evento cultural da Mobilização e entregando folders com dicas de como acompanhar os filhos na escola”, relatou Célia. Segundo a mobilizadora, a estratégia de divulgação foi exitosa. “O resultado foi satisfatório, tivemos uma considerável presença dos pais, principalmente daqueles que só vêm para matricular os filhos e depois desaparecem. A comunidade também se fez presente”, contou. 

Familiares e comunidade conheceram as salas de aula
e conversaram com professores
Durante a ação no CEDIN, alunos, comunidade, pais, professores, gestores e funcionários da unidade de ensino participaram de exposições sobre o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e conheceram o Plano de Mobilização Social pela Educação. A atividade também ofereceu espaço para apresentações de curta-metragens e pinturas produzidas pelos alunos e fez com que os familiares conhecessem melhor o ambiente escolar. 

“Os pais e a comunidade visitaram as salas de aula e conversaram com os professores. A imprensa local fez a cobertura do evento”, complementou Célia Joaquim. 

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Itajaí (foto: Apolo Teixeira)
Essas e outras ações de incentivo à interação família-escola foram reforçadas com a realização da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Itajaí, nos dias 8 e 9 de abril. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Comitê de Interação entre Família, Escola e Sociedade Organizada de Itajaí (CIFESO), a atividade reuniu gestores, professores, membros do Conselho Escolar e os integrantes do Comitê. 

“Itajaí não será mais a mesma após a Oficina de Formação de Mobilizadores. Com certeza temos, hoje, mais de 110 unidades de ensino da Rede Municipal que estão trabalhando para fomentar a interação entre a família e a escola”, afirmou a integrante do Comitê e representante da Secretaria Municipal de Educação e do Grupo de Articulação do Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado de Santa Catarina (GAFCE/SC), Nádia Regina Machado. 

O representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos,
conduziu as apresentações da Oficina (
foto: Apolo Teixeira)
A mobilizadora ressaltou também as estratégias de atuação definidas ao final do evento de capacitação. “Os voluntários saíram da formação com duas grandes tarefas: a primeira, repassar as informações recebidas ao gestor escolar, aos membros da Associação de Pais e Professores, ao Conselho Escolar e à equipe técnico-pedagógica; a segunda, realizar com esses grupos planejamento de pelo menos uma ação conforme as diretrizes do Plano de Mobilização Social pela Educação”, apontou.

Mobilizadores formados durante a Oficina de Itajaí
As exposições da Oficina de Formação de Mobilizadores foram conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos. Durante a atividade, os participantes conheceram as metas e estatísticas do Plano de Mobilização Social pela Educação, bem como exemplos bem-sucedidos de sua implementação em diversas localidades. Foram apresentados, ainda, os desafios e avanços da educação brasileira, os fundamentos da interação família-escola-comunidade e sugestões de atividades para aproximar familiares e educadores.

Um comentário:

DIVERSIDADES disse...

Excelente Ação. Merecem nossas felicitações e desejo de sucesso nesse empreendimento salutar em prol das nossas crianças brasileiras.