sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Cajati (SP) instala Comitê de Mobilização Social pela Educação

Comitê foi formado durante Oficina de Formação de Mobilizadores
realizado em Cajati em junho
Por iniciativa do Instituto Camargo Corrêa e da InterCement – empresa do grupo, em parceria com o Departamento Municipal de Educação, o município paulista de Cajati recebeu, nos dias 27 e 28 de junho, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada com o objetivo de proporcionar espaço para discussão de ações para a melhoria da qualidade da educação no município, a formação teve como resultado a criação de Comitê para atuar junto às famílias e educadores cajatienses. 

Entre os participantes da Oficina que passaram a integrar o Comitê, estão funcionários da InterCement, gestores escolares, representantes do Departamento de Educação, do Centro de Referência de Assistência Social, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Paulo Freire, bem como membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Educação. 

Divididos em grupos, mobilizadores estudaram a cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Durante a Formação, os integrantes do Comitê e demais presentes receberam informações sobre os avanços e desafios da Educação brasileira, bem como sugestões de atividades com o intuito de aproximar família, escola e comunidade. Conheceram, também, as metas e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e exemplos de sua implementação em diversas localidades.

As exposições do evento de capacitação foram conduzidas pela representante do PMSE no Ministério da Educação, Doris Cardoso Prudente Bertolino, que destacou a importância de se buscarem ainda mais parceiros para fortalecer a atuação do grupo de mobilizadores. “No decorrer da oficina orientamos a busca da parceria de outros segmentos da sociedade, como os diversos grupos religiosos, juízes, promotores da Infância, comerciantes, lideranças comunitárias, entre outros”, apontou Doris. 

Membros do Comitê de Mobilização de Cajati
Para a representante do MEC, o apoio do Instituto Camargo Corrêa e da InterCement ao Comitê é muito importante para fortalecer as ações de mobilização no município. “A experiência de Cajati nos ensina que quando existem interesse e comprometimento das empresas que se instalam nos municípios através de seus institutos e movimentos de voluntariado promovidos entre seus funcionários, é possível alavancar ainda mais o a mobilização social pela educação, pois esses voluntários têm a credibilidade da comunidade”, refletiu.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Cajati (SP):

Nenhum comentário: