quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Comitê de Nova Olinda (PB) mobiliza famílias, educadores e comunidade pela melhoria da educação

Participantes de atividade promovida pelo Comitê de
Nova Olinda na EM Genésio Pinto Ramalho
Professores, membros de conselhos escolares e do Conselho Tutelar, representantes da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares, assistentes sociais, bem como lideranças sociais e religiosas, estão entre os integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação que atua em Nova Olinda, na Paraíba. Criado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade em novembro do ano anterior, o grupo elaborou Plano de Ação com metas e estratégias e cronograma de atividades que vêm norteando o trabalho dos mobilizadores.

Entre as ações previstas no cronograma do Comitê, durante o mês de setembro, os mobilizadores de Nova Olinda pretendem desenvolver projetos para estimular a participação das famílias nas escolas em parceria com os coordenadores da rede municipal de ensino. Além das atividades nas unidades de ensino, o Plano de Ação prevê ações junto a representantes de diversos segmentos sociais do município paraibano.

Membros do Comitê de Mobilização de Nova Olinda
“Estamos trabalhando e sempre buscando parcerias para que de fato todas as ações se realizem com sucesso e alcancem o objetivo de sensibilizar as famílias a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos”, afirmou a integrante do Comitê, Maria Aparecida Virgino de Souza.



Palestra com promotor de Justiça

Comunidade compareceu em peso a palestra sobre
interação família-escola conduzida
por promotor de Justiça
Exemplo do empenho dos mobilizadores em envolver setores sociais diversos nas ações pôde ser verificado no dia 21 de maio, quando o Comitê de Nova Olinda promoveu, no auditório da Escola Municipal Genésio Pinto Ramalho, atividade sobre a importância da interação família-escola para a melhoria da qualidade da educação. A ação contou com palestra sobre os direitos e deveres das famílias conduzida pelo promotor de Justiça da Comarca, Uirassu de Melo Medeiros, e recebeu o apoio da prefeita Maria do Carmo Silva e de secretários de diversas pastas.

Participaram do evento pais e alunos das escolas das redes municipal e estadual, professores, representantes do Ministério Público, do Conselho Tutelar e do Poder Legislativo, diretores de escolas, entre outros. “Todo o município parou nesse dia para participar da palestra, foi muito boa”, relatou a mobilizadora Maria Aparecida Virgino.

Reuniões do Comitê

Integrantes do Comitê debateram formas de combater
a evasão escolar em reunião no dia 15 de maio
Para colocar em prática as estratégias listadas no Plano de Ação, os mobilizadores reúnem-se periodicamente para planejamento de atividades. Nos encontros, além de organizar as ações a serem realizadas, os integrantes do Comitê discutem como enfrentar problemas observados nas unidades de ensino, como a evasão escolar, que foi tema da reunião realizada no dia 15 de maio.

“Fizemos o levantamento da taxa de matrícula e de evasão nas escolas e programamos visitas de resgate para alunos que evadiram”, informou Maria Aparecida Virgino.

Divulgação da Mobilização Social pela Educação na comunidade

Mobilizadores confeccionaram banners, camisetas e
outros materiais para divulgação do PMSE
Divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) à sociedade e, assim, incentivar de maneira efetiva a interação entre família, escola e comunidade é uma das principais metas do Comitê de Nova Olinda. Para tanto, o grupo tem buscado confeccionar materiais como cartazes, camisetas, banners e folders, além de disseminar a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos em eventos envolvendo diversos setores sociais, como a passeata realizada no dia 11 de abril. 

Passeata contou com participação de representantes
de diversos segmentos sociais
Entre os participantes, a passeata reuniu gestores escolares das redes municipal e estadual, professores, equipe pedagógica, lideranças religiosas, representação de pais de alunos, membros dos conselhos Tutelar, da Alimentação Escolar (CAE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Conselho Municipal de Educação, assistentes sociais, secretários municipais, entre outros atores. “Através da passeata conseguimos muitas parcerias e fizemos com que o Plano ficasse conhecido no município”, apontou Maria Aparecida.

Apresentação do PMSE na Câmara de Vereadores 

Integrante do Comitê apresenta o PMSE na Câmara
de Vereadores
Com o objetivo de conquistar o apoio dos vereadores às ações de mobilização, os membros do Comitê apresentaram o PMSE na Câmara de Vereadores, durante sessão solene no Dia Internacional da Mulher (8 de março). Organizada pela secretária municipal de Educação, Maria Lucilene Medeiros, em parceria com a mobilizadora Maria Aparecida Virgino, a atividade visou, ainda, dar início à elaboração de Projeto de Lei para criação do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação em Nova Olinda. Professores, pais, alunos, funcionários de escolas e líderes religiosos estiveram presentes na atividade.

Acesse aqui o Plano de Ação do Comitê de Nova Olinda e saiba mais sobre as estratégias, metas e atividades propostas pelo grupo.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Nova Olinda (PB):

Nenhum comentário: