quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Educadores, alunos, pais e comunidade participam da premiação do Concurso Tempos de Escola 2014

Neste ano, 3.982 redações de estudantes da rede pública de ensino foram inscritas no Concurso Tempos de Escola – 6ª edição, iniciativa realizada pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura. Participaram 16 municípios apoiados pelo projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE e, no total, quatro alunos foram premiados como Destaques Nacionais e 43 como Destaques Municipais (confira aqui). Professores orientadores e escolas também foram reconhecidos pela participação e envolvimento com a competição.

Com foco no tema norteador do PVE em 2014, "A cidade também ensina. A educação está em todos os lugares", os mobilizadores do PVE trabalharam na realização da premiação do concurso ao longo dos últimos meses. Cada município preparou a sua programação e todos os eventos foram construídos de forma participativa, contando com a colaboração de moradores da comunidade, professores, gestores das escolas, pais e alunos.

No município de Três Marias (MG), a premiação do Tempos de Escola aconteceu no dia 13 de novembro, com a presença de, aproximadamente, mil pessoas. “Convidamos todos os alunos inscritos no Concurso Tempos de Escola porque não queríamos reconhecer apenas os vendedores. Todos os alunos ganharam uma medalha de participação. Eles se sentiram valorizados, o que desperta um sentimento de orgulho”, destaca o mobilizador do município, João Paulo Rabelo.

Segundo João Paulo, neste ano as ações no município aconteceram em parceria com a Gerdau, com a Secretaria de Educação e com outros atores da comunidade. “O projeto que a Gerdau desenvolveu no município foi inspirado no tema do PVE deste ano, eles fizeram uma gincana para a reforma de pátios e jardins nas escolas. [...] Como os professores foram capacitados por eles, juntamos tudo em um trabalho só, fizemos a mobilização falando sobre  como a cidade também ensina e as ações foram acontecendo”, relata João.

Em Capão Bonito (SP), a premiação do concurso aconteceu no dia 15 de novembro, durante o 3º Encontro de Mobilização pela Educação. De acordo com a mobilizadora do município, Ludmila Costa, o evento acontece nesse formato com o objetivo de discutir e refletir sobre a educação. “A secretaria de educação falou sobre os desafios, oportunidades, sobre a importância da participação da sociedade, sobre a disponibilidade da escola para receber os pais e outros agentes da comunidade. Também participaram os alunos e os professores que foram destaques no concurso, os diretores de todas as escolas e os pais”.

Ludmila acredita que é possível perceber uma evolução no município com o projeto. “Todo ano é uma novidade diante da comunidade. Em 2014, nós buscamos mobilizar a secretaria de educação e os parceiros para que eles estivessem ativos, agimos como interlocutores. Tivemos uma divulgação do evento na rádio local e a participação dos grupos de mobilização para convidar a comunidade. Cada um foi oferecendo as suas ferramentas para colaborar”.

Em Aracruz (ES), a premiação do concurso aconteceu no II Festival Literário de Aracruz. Durante os dias 19, 20 e 21 de novembro, o PVE participou do evento com um stand e, no último dia, todas as escolas da rede municipal marcaram presença. “Tivemos apresentações de várias danças e exposições, o tema deste ano foi No Embalo de Cecília Meireles”, conta a mobilizadora do município, Lícia Cantarela. A mobilizadora também explica que a sinergia com a secretaria de educação foi importante para o desenvolvimento do projeto. “Um foi fortalecendo o trabalho do outro pelo objetivo comum de melhorar a educação com foco na aprendizagem das crianças”, disse.

Segundo Lícia, a atuação do PVE viabilizou a organização e a chegada da comunidade na escola. “É fundamental o envolvimento da sociedade como um todo no processo educativo. As famílias e as pessoas que fazem o trabalho voluntário precisam ter um reconhecimento porque a participação acontece quando abrimos uma perspectiva que estimula. À medida que as pessoas se envolvem na escola, surge uma energia positiva, as crianças respondem, acontecem trocas fantásticas”.

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Por Pamella Indaiá/Blog Educação (com adaptações)

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