quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

CAMPANHA DE VOLTA ÀS AULAS

Em breve, diversas escolas em todo o País iniciam um novo ano letivo. O início das aulas é um dos períodos mais propícios para que educadores e familiares interajam, pois, nas primeiras semanas, é comum haver maior presença de pais, mães e responsáveis nas escolas.  Assim como em anos anteriores, a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC) aproveita esse momento para reafirmar um dos objetivos do PMSE, que é dialogar com as famílias sobre a necessidade do acompanhamento escolar dos seus filhos(as).

Imagem de adesivo disponibilizado juntamente
com outros arquivos na seção Materiais de Mobilização
Estudos mostram que os efeitos da presença dos pais, mães e responsáveis na vida escolar, ainda que mínima, se fazem notar por toda a vida adulta. Na infância e adolescência, a participação da família não está associada apenas às notas, mas também a uma considerável redução dos índices de evasão e repetência escolar.

Por isso, queremos lembrar aos mobilizadores(as) sociais pela Educação, bem como aos secretários(as) de Educação, diretores(as), professores(as), coordenadores(as) pedagógicos, que se encontram disponíveis na seção Materiais de Mobilização arquivos para download e impressão de cartazes, banners, filipetas, adesivos, além da nossa cartilha Acompanhem  a vida escolar dos seus filhos, que traz dicas importantes para orientar as famílias a acompanharem o cotidiano escolar dos estudantes.


Como as escolas e secretarias de Educação podem colaborar?

A escola tem papel fundamental na interação com as famílias e as comunidades. Sem o interesse e o apoio dos gestores e dos profissionais das unidades de ensino, a família não se sente motivada a participar da vida escolar dos filhos. Assim, a participação das secretarias de Educação e dos educadores nesse movimento é essencial.

A proposta da equipe do PMSE/MEC é a de que as secretarias de Educação e as unidades de ensino conduzam ações específicas junto aos pais e professores nas duas primeiras semanas de aula. Podem ser realizadas, por exemplo:

  • reuniões para tratar exclusivamente sobre a participação da família na escola, ou incluir esse tema em reuniões já programadas;
  • exposição de cartazes nos murais das escolas com frases da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos;
  • exposição de faixas nos arredores das unidades de ensino; e
  • envio de mensagem de boas vindas a todas as famílias, incluindo sugestões para que elas acompanhem a vida escolar dos filhos e sejam parceiras da escola.

Dicas para os demais voluntários

Para a educação melhorar, todos devem participar. Desse modo, não basta que as escolas participem da campanha – o apoio das famílias e da comunidade é fundamental. Confira a seguir outras sugestões de atividades simples que podem ser feitas para incentivar a interação família-escola-comunidade:

  • Acesse a área Materiais de Mobilização no site ou no blog da Mobilização.
  • Nessa área, você vai encontrar a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, filipetas (folhetinho), marcadores de página, adesivos, cartazes. Você pode baixar e imprimir qualquer um deles.
  • Nesses materiais, principalmente na cartilha e na filipeta, você encontra dicas e frases que pode usar para fazer cartazes e faixas para colocar nos portões, nos muros e nos murais das escolas.
  • Nas reuniões, os diretores e professores podem ler e comentar as frases da cartilha e da filipeta.
  • Nas mensagens enviadas às famílias, você também pode usar essas frases.


Se você aderir à Campanha de Volta às Aulas, pedimos que nos informe as ações que serão realizadas e, após os eventos, nos encaminhe fotos, notícias e resultados sobre essas atividades para que possamos publicar no site e no blog da Mobilização Social pela Educação. Acesse o formulário disponível aqui e conte o que tem sido feito na sua comunidade!

Para mais informações, entre em contato com a equipe do PMSE/MEC pelo e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br

Nenhum comentário: