sexta-feira, 6 de março de 2015

8 de março: Dia Internacional da Mulher

Neste domingo, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Esse dia, no entanto, é mais do que simples data comemorativa. É preciso compreender o significado histórico do 8 de março – dia em que as mulheres em todas as nações celebram suas conquistas e afirmam a luta cotidiana por igualdade, autonomia e liberdade.

Nós mobilizadoras, mães, avós, tias, madrinhas, educadoras, reafirmamos também nesta data a defesa por uma educação pública que garanta a todas as crianças o direito de aprender como um direito fundamental e que assegure também uma educação livre de todas as formas de discriminação.

A escola tem um papel fundamental como um espaço público de socialização. A sala de aula pode ser um espaço para provocarmos mudanças culturais em nossas crianças e jovens. Com a nossa forma de ensinar podemos tecer a igualdade no cotidiano do chão da escola, oportunizando que meninas e meninos construam e desfrutem de um ambiente democrático, fraterno e solidário.

É necessário rever valores da nossa sociedade, trazer o debate da igualdade e do enfrentamento à violência doméstica e na escola, favorecer uma convivência fraterna, mais humana e sem a dominação machista que tem gerado tanta violência e desigualdades sociais.

Temos avançado, muitas mudanças e conquistas vêm acontecendo, como resultado de um processo histórico de lutas das mulheres e do movimento feminista. As políticas públicas com recorte de gênero desenvolvidas no nosso governo também contribuem nesse processo. Por meio de programas de Equidade de Gênero, de creches e escolas de tempo integral, do Bolsa Família, do Minha Casa Minha Vida, das políticas de empreendedorismo e a geração de trabalhos e renda por intermédio do micro crédito, do Pronatec e de outras ações de Estado, promovem-se a autonomia e o empoderamento das mulheres.

Viva todas as mulheres! Viva o 8 de março!

Ivanete Oliveira dos Santos
Coordenadora do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC)

Nenhum comentário: