quarta-feira, 22 de abril de 2015

Escola de Governador Nunes Freire (MA) mobiliza famílias para melhorar indicadores

O Complexo Educacional Professor Hamilton Werneck, em Governador Nunes Freire (MA), tem apostado na mobilização das famílias dos estudantes como forma de reduzir os índices de reprovação, distorção idade-série e abandono escolar. Ao longo deste ano, a escola desenvolve o projeto “Família Presente, Escola Contente” para dar continuidade aos bons resultados alcançados em parceria com as famílias em 2014.

Marca do projeto de incentivo à participação das famílias do
CE Prof. Hamilton Werneck 
“Nossos dados eram muito ruins, tínhamos 32% de alunos reprovados e um alto índice de distorção e abandono. Algo precisava ser feito. Partimos para a mobilização com as famílias, apresentamos os dados, desde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até os dados internos, e solicitamos a parceria, pois juntos conseguiríamos reverter o quadro”, conta a gestora da instituição de ensino, Elizangela Oliveira.

Para incentivar a participação dos familiares, a escola criou a Coordenação da Família, que promovia visitas às casas de estudantes que apresentassem cinco faltas consecutivas. Foram também realizadas reuniões bimestrais antes de serem aplicadas as avaliações, para que os pais e responsáveis pudessem acompanhar o período de provas. Foi elaborado, ainda, um “livro de acompanhamento das famílias”, para registrar as visitas feitas pelos familiares à unidade de ensino.

Evento de encerramento do ano letivo da CE Prof. Hamilton
Werneck homenageou as famílias que mais participaram
No fim do ano letivo, o CE Prof. Hamilton Werneck entregou prêmios e certificados às 10 famílias que mais estiveram presentes nas atividades promovidas pela instituição, chamadas de “Famílias Nota 10”. “A entrega da premiação aconteceu no encerramento do ano letivo e foi denominado de Dia da Família na Escola. Decoramos a escola e tornamos o local belíssimo para receber as famílias, foi um momento maravilhoso”, relatou a gestora.


Segundo Elizangela, já podem ser verificados resultados positivos da integração com as famílias. “Conseguimos reduzir de 32% para 8% a reprovação, o abandono não passou de 2%. Ou seja, o objetivo foi alcançado”, comemorou.

Com informações de Elizangela Oliveira, gestora do CE Prof. Hamilton Werneck e mobilizadora social pela Educação em Governador Nunes Freire (MA).

Nenhum comentário: