quinta-feira, 7 de maio de 2015

São José de Mipibu (RN) instala Comitê de Mobilização Social pela Educação

A Oficina foi conduzida pela coordenadora do PMSE/MEC,
Ivanete Oliveira dos Santos
Representantes de escolas municipais e rurais, do Conselho Municipal de Educação, das secretarias municipais de Educação e do Trabalho, Habitação e Assistência Social estão entre os membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte. Instalado durante Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade nos dias 12 e 13 de março, o grupo tem entre suas prioridades incentivar a parceria entre familiares e educadores e, assim, contribuir para a melhoria do aproveitamento do ensino oferecido nas escolas locais.

A secretária municipal de Educação de São José de Mipibu,
Lúcia Martins de Moura, também participou do evento
Além de formar o Comitê, a Oficina em São José de Mipibu teve como resultado a elaboração de Plano de Ação para orientar a atuação dos mobilizadores da cidade. Para que pudessem produzir o documento, entre outras informações, os participantes da atividade de capacitação conheceram as metas e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), os fundamentos da interação família-escola-comunidade e ações exitosas de mobilização desenvolvidas em diversas localidades.  Divididos em grupos, os mobilizadores debateram maneiras de adequar as recomendações do PMSE à realidade socioeducacional do município e refletiram sobre como aproximar as famílias do cotidiano escolar.

Divididos em grupos, participantes da Oficina discutiram
atividades para o Plano de Ação
“Percebemos que, nas discussões feitas durante a Oficina, a principal preocupação dos participantes era como envolver as famílias na escola, como trazer aqueles pais, aquelas mães que efetivamente não comparecem às reuniões, não visitam a escola”, destacou a coordenadora do PMSE no Ministério da Educação, Ivanete Oliveira dos Santos, que conduziu as exposições do evento.

Mobilizadores receberam certificado de participação na Oficina
Entre as soluções apontadas pelos mobilizadores para melhorar o envolvimento dos familiares, está a busca de parceiros, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que desenvolve um trabalho itinerante nos bairros de São José de Mipibu. A proposta dos mobilizadores é fazer com que os representantes do CRAS discutam com os demais profissionais os pontos discutidos na Oficina, para, em conjunto com as escolas e demais parceiros, desenvolverem ações junto às famílias.

Para a coordenadora Ivanete, a Oficina foi bem-sucedida. “No final da Oficina, foi feita uma avaliação do evento, que foi considerado pelos participantes como um momento oportuno e importante para discutir a educação no município”, informou.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização de São José de Mipibu (RN):

Nenhum comentário: