quarta-feira, 24 de junho de 2015

Escolas de Altônia (PR) mobilizam famílias para melhorar aproveitamento do ensino

Participantes do encontro realizado na EM Rui Barbosa
As escolas municipais Rui Barbosa e Governador Jayme Canet Junior, localizadas em Altônia (PR), vêm apostando na mobilização das famílias e da comunidade como forma de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Em ambas as instituições, o trabalho de divulgação da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com o auxílio dos educadores.

Ação na EM Rui Barbosa foi promovida por iniciativa da
Secretaria Municipal de Educação de Altônia
No dia 7 de maio, a mobilizadora social pela Educação e coordenadora do 1º ao 5º ano na SME, Maria de Lourdes Freitas da Silva, realizou encontro com os pais e a comunidade local da EM Rui Barbosa. Durante a atividade, a mobilizadora distribuiu exemplares da Cartilha e discutiu com os participantes sobre seu conteúdo.

Evento semelhante havia sido realizado no dia 8 de abril na EM Governador Jayme Canet Junior. Nas duas escolas, as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade contaram também com apresentações de alunos que participam de programas desenvolvidos nas instituições, como o Mais Educação.

Atividades desenvolvidas pelos alunos foram
apresentadas na EM Governador Jayme Canet Junior
De acordo com Maria de Lourdes, as atividades nas escolas alcançaram seus objetivos. “Como mobilizadora social pela Educação, estou sensibilizada com a participação dos pais e responsáveis. Nas instituições da rede municipal de Altônia, a maioria dos pais mostra interesse e acompanha o desenvolvimento dos filhos, participando de reuniões bimestrais e também de comemorações”, relatou.


Familiares de alunos e membros da comunidade compareceram
ao evento na EM Jayme Canet Junior
A representante da Secretaria de Educação também enfatizou a importância de estimular a participação dos familiares no cotidiano escolar. “Não há como pensar em educação sem o envolvimento da família nesse processo. Escola e família são instituições sociais muito presentes na vida escolar do aluno, de forma que só se pode pensar em sucesso educativo se pensarmos também em trabalho conjunto. Educar é sem dúvida um papel que recai sobre a família e a escola. Por isso, quanto mais estreita for essa relação, melhor será o resultado”, refletiu Maria de Lourdes.

Nenhum comentário: