terça-feira, 30 de junho de 2015

Últimos dias para inscrição no Concurso Tempos de Escola

Encerram-se no dia 17 de julho as inscrições para a 7ª edição do Concurso Tempos de Escola, promovido pelo Instituto Votorantim, como parte do programa Parceria Votorantim pela Educação – PVE. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação – MEC e do Canal Futura.

O concurso é voltado a alunos e professores das redes públicas de ensino dos municípios que participam do PVE e tem como objetivo incentivar a escrita e a reflexão sobre a importância da educação na formação cidadã. Neste ano, o certame tem como tema Grandes atitudes pela educação, e visa promover as 5 Atitudes pela Educação, campanha do movimento Todos pela Educação.

A participação dos estudantes no concurso divide-se em quatro categorias, determinadas de acordo com a etapa educacional. Alunos do 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental participam na Categoria 1; do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental na Categoria 2; do 1º ao 3º ano do Ensino Médio na Categoria 3; e alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA concorrem na Categoria 4.

Cada categoria desenvolverá um tipo de texto diferente a partir de propostas de redação em torno da temática geral do concurso. O texto epistolar será o gênero trabalhado na Categoria 1, que propõe a escrita de cartas a pais, familiares ou responsáveis sobre a importância da participação na vida escolar das crianças. O texto expositivo será trabalhado na Categoria 2, o texto publicitário na Categoria 3 e o relato de experiência na Categoria 4.

"A produção das redações, a partir das propostas de cada categoria, envolve tanto alunos e professores como também as famílias, o que vai ao encontro do tema do PVE para 2015: Família e Escola Juntas: uma atitude que transforma. Ao incentivar a escrita entre os alunos, nosso objetivo é fazer com que eles reflitam sobre a importância da escola e da participação de suas famílias na sua formação como cidadãos”, explica Anna Paula Colacino, coordenadora do Parceria Votorantim pela Educação.

Os vencedores da sétima edição do Concurso Tempos de Escola serão conhecidos em setembro. As premiações vão de certificados a bicicleta, tablets, leitores digitais e notebooks. Além dos alunos, também os professores orientadores das redações vencedoras, ou com maior número de alunos inscritos sob sua orientação, serão premiados.

Confira aqui o regulamento completo do Concurso Tempos de Escola 2015. As inscrições devem ser feitas pelo Blog Educação até o dia 17 de julho. 

Com informações do Blog Educação

Nenhum comentário: