segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Contribuir para melhoria do Ideb é prioridade dos mobilizadores de Montes Altos (MA)

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Montes Altos (MA)
Mobilizar famílias, educadores e comunidade para o cumprimento das metas do Plano Municipal da Educação e, assim, contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município é uma das prioridades dos mobilizadores de Montes Altos, no Maranhão. Esse e outros objetivos foram elencados pelos voluntários locais no Plano de Ação elaborado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade nos dias 6 e 7 de julho.

Promovida por iniciativa da secretária municipal de Educação de Montes Altos, Aldiva Pereira, a formação contou com cerca de 120 participantes, entre pais e mães de alunos, técnicos, professores e gestores das unidades de ensino da cidade, além de representantes da Pastoral da Criança, da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e do Sindicato dos Professores de Montes Altos. O evento foi realizado como desdobramento da participação de representantes do município no XV Fórum Estadual da seccional maranhense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA).

A cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi
apresentada aos participantes
Para construir o Plano de Ação, foram fornecidas, durante a Oficina, informações sobre os avanços e desafios da Educação no Brasil e em Montes Altos, bem como sugestões de atividades baseadas em experiências bem-sucedidas de Mobilização em diversas localidades. Foram apresentadas, ainda, as orientações do PMSE e da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, entre outros tópicos. As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos.

Entre as ações destacadas pelos mobilizadores no Plano de Ação, que visam contribuir para a melhoria do Ideb no município, estão a sensibilização de gestores, coordenadores e professores para que ressignifiquem suas relações com familiares de alunos, envolvendo-os em projetos pedagógicos; a ampliação do protagonismo da família na vida escolar dos seus filhos, por meio de políticas intersetoriais com órgãos de apoio à criança e ao adolescente; e o fortalecimento da participação da comunidade nos conselhos escolares. 

Nenhum comentário: