quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Gestores educacionais participam de Oficina de Formação de Mobilizadores em São Luís (MA)

Participantes da Formação em São Luís (MA)
Técnicos e gestores de Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado do Maranhão participaram, nos dias 16 e 17 de junho, de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em São Luís (MA). A capacitação foi organizada pela Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC), em conjunto com a Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (SAPE).

Além de educadores da capital maranhense, a formação contou com a presença de representantes dos municípios de Imperatriz, Rosário, Itapecuru Mirim, Açailândia, Zé Doca, São João dos Patos, Caxias, Pedreiras, Balsas, Santa Inês, Chapadinha, Viana, Barra do Corda e Timon. As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos.

Técnicos e gestores das UREs do Maranhão debateram
formas de disseminar o PMSE
Para subsidiar a elaboração de Plano de Ação a ser desenvolvido pelos gestores e técnicos das UREs em suas localidades, foram apresentados, durante a formação, os fundamentos e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação, bem como os avanços e desafios da Educação no Brasil e no Maranhão. Os participantes conheceram, ainda, as orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e debateram formas de trabalhar a publicação junto a familiares de baixa escolaridade.

Lenir Moraes, assessora da Secretaria Adjunta de Projetos
Especiais, foi uma das organizadoras do evento de formação
Entre as ações propostas pelos mobilizadores na Oficina, foi estabelecido como prioridade a divulgação do PMSE aos demais técnicos das Unidades Regionais de Educação, além de disseminar o Plano aos gestores e técnicos do sistema estadual e aos secretários municipais de Educação de suas cidades. Foi sugerido, também, que os mobilizadores participem como voluntários em programas que transformem as escolas em espaços comunitários; incentivem a criação de conselhos escolares e dialoguem com os já existentes; estimulem jovens e adultos a se alfabetizarem; e integrem os programas de educação com os de outras áreas, como saúde, esporte e assistência social.

A mobilizadora e técnica da Unidade Regional de Educação de Santa Inês, Linete Colares, comemorou a adesão da Secretaria de Estado de Educação às ações do PMSE. "Estou muito feliz com a adesão verdadeira do Maranhão à Mobilização Social pela Educação. Tenho esperança que um dia a educação seja responsabilidade de todos", declarou.

Nenhum comentário: