quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Representantes de diversos segmentos sociais se unem pela melhoria da Educação em Jataúba (PE)

Lideranças sociais e religiosas, educadores, autoridades locais
e familiares de estudantes estiveram entre os participantes/
da Oficina realizada em Jataúba (PE) 
Pais e mães de alunos, gestores escolares, professores, conselheiros escolares, representantes do Sindicato de Professores, da Associação de Agricultores e da Pastoral da Criança, bem como vereadores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entre outros, foram orientados a atuarem como mobilizadores sociais pela Educação, em Jataúba (PE), durante Oficina realizada nos dias 30 e 31 de julho. A partir da formação, os mobilizadores estabeleceram ações prioritárias com o objetivo de aproximar famílias, educadores e comunidade e, assim, contribuir para a melhoria da educação no município.

Durante a formação, alunos apresentaram peça teatral
sobre a importância da participação das famílias
Entre as atividades elencadas no Plano de Ação elaborado durante o evento de capacitação, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação destacaram a importância de formar o Comitê de Mobilização local e de expandir o projeto “Família e escola de mãos dadas por uma educação de qualidade”, desenvolvido pela SEMED nas escolas do município. Segundo a secretária de Educação, Severina Farias, o projeto tem fortalecido os laços entre pais, alunos e escola, com mais presença dos familiares nas reuniões escolares, além de melhorar o desempenho dos estudantes.

Participantes da Oficina
Os profissionais da Educação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) José Higino e Vila Jacu, por sua vez, apontaram como prioridade as ações de fomento e apoio à criação de conselhos escolares, além do fortalecimento da atuação de voluntários na escola. Reforçar a implementação do Programa Mais Educação também foi ação destacada pelos educadores presentes na Oficina.

Integrantes do Sindicato dos Professores ressaltaram a necessidade de desenvolver ações para zelar pela transparência da gestão pública em Educação. Para auxiliar essa e as demais atividades propostas pelos mobilizadores, os membros da Associação de Agricultores disponibilizaram o espaço e a estrutura da instituição para informes e encontros entre educadores e comunidade escolar.

Grupo folclórico composto por mulheres na terceira idade
que se apresentou durante a Oficina
O representante do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, que conduziu as exposições da Oficina, enfatizou o empenho dos participantes da formação para realizar ações que conscientizem as famílias sobre a importância do seu envolvimento no cotidiano escolar. “Na elaboração do Plano de Ação, foi consenso entre os mobilizadores a importância de promover ações de sensibilização das famílias sobre seus direitos e deveres na educação de seus filhos”, declarou.

Nenhum comentário: