quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DE VOLTA ÀS AULAS

Nos próximos dias, alunos de diversas escolas em todo o País voltam às aulas. Como nos anos anteriores, a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC) aproveita esse momento para reafirmar a importância do diálogo com as famílias sobre a necessidade de acompanhar a vida escolar dos seus filhos(as).

No início do ano letivo, é comum haver maior presença de pais, mães e responsáveis nas escolas. Por isso, propomos que mobilizadores(as) sociais pela Educação, bem como secretários(as) de Educação, diretores(as), professores(as), coordenadores(as) pedagógicos, entre outros, utilizem esse período para incentivarem a participação da sociedade e das famílias na educação. 

PNE e PAR


Além de trabalhar as orientações da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, entre as informações a serem divulgadas, é importante que pais, mães e responsáveis saibam que está em implementação o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê metas e estratégias para universalizar a educação, desde a pré-escola até a universidade.  Além disso, deve ser de conhecimento de todos que, de acordo com a Meta nº 1 do PNE, a partir deste ano, as redes de ensino são obrigadas a incluir alunos de 4 e 5 anos de idade. Mais informações sobre o PNE podem ser obtidas no Portal do PNE.

Também é relevante incentivar o acompanhamento do Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR é um importante instrumento de gestão para a garantia do direito a educação, que permite planejar a realidade educacional local e favorece o diagnóstico e a estruturação de ações educacionais. É através dele que se planeja a melhoria da educação e os municípios são contemplados com quadras, creches, ônibus escolares, equipamento mobiliário para escola, entre outros. Saiba mais sobre o PAR aqui

Zika Zero


Outro tópico que precisa ser enfatizado nesta volta às aulas é o combate ao Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. É necessário promover a adesão das escolas e da comunidade à campanha Zika Zero, que visa a eliminar o mosquito por meio da mobilização de estudantes, professores e servidores da educação. Leia mais sobre a campanha. 

Materiais disponíveis


Queremos lembrar, ainda, que se encontram disponíveis na seção Materiais de Mobilização arquivos para download e impressão de cartazes, banners, filipetas, adesivos, além da nossa cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, que traz dicas importantes para orientar as famílias a acompanharem o cotidiano escolar dos estudantes. Exemplares impressos da cartilha podem ser solicitados por meio do formulário disponível neste link

Informe o que vem sendo feito!

Se você aderir à Campanha de Volta às Aulas, pedimos que nos informe as ações que serão realizadas e, após os eventos, nos encaminhe fotos, notícias e resultados sobre essas atividades para que possamos publicar no site e no blog da Mobilização Social pela Educação. Preencha o formulário disponível na aba “Envie notícias” e conte o que tem sido feito na sua comunidade!

Para mais informações, entre em contato com a equipe do PMSE/MEC pelo e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br

Nenhum comentário: